SóProvas


ID
5045251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando a importância internacional das convenções e dos protocolos que tratam da questão ambiental, julgue o item subsequente.


A promoção de políticas e medidas que limitem ou reduzam emissões de gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal está contemplada no Protocolo de Quioto. 

Alternativas
Comentários
  • protocolo de quioto visa controlar a degradação do meio ambiente

  • CERTO. Protocolo de Kyoto fala sobre redução das emissões atmosféricas.

  • Gabarito: certo.

    PROTOCOLO DE QUIOTO À CONVENÇÃO-QUADRO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA

    ARTIGO 2

    1. Cada Parte incluída no Anexo I, ao cumprir seus compromissos quantificados de limitação e redução de emissões assumidos sob o Artigo 3, a fim de promover o desenvolvimento sustentável, deve:

    (a) Implementar e/ou aprimorar políticas e medidas de acordo com suas circunstâncias nacionais, tais como:

    (vi) O estímulo a reformas adequadas em setores relevantes, visando a promoção de políticas e medidas que limitem ou reduzam emissões de gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal;

    Fonte: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70328/693406.pdf?sequence=2

  • A questão trata das medidas abrangidas pelo Protocolo de Quioto.

    O Protocolo de Quioto é um tratado no âmbito internacional que estabelece compromissos para que os países signatários diminuam a emissão de gases do efeito estufa. Dentre outras medidas, o Protocolo de Quioto trata em seu Artigo 2 do incentivo a reformas adequadas em setores de relevância, buscando a promoção de políticas e medidas que limitem ou reduzam emissões de gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • O Protocolo de Montreal fala sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio. É um tratado internacional em que os países signatários comprometem-se a substituir as substâncias que demonstrarem ser responsáveis pela destruição do ozônio, a partir de 16 de setembro de 1987, 1997 e 1999.