SóProvas


ID
5045455
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Mogi Mirim - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Não raro, um ou outro jornalista é processado por calúnia, injúria e difamação por quem, em tese, se sente ofendido ou ultrajado na honra. _________ (Art. 138), para o Código Penal brasileiro, é imputar falsamente a outrem definido crime. __________ (Art. 139) é imputar fato ofensivo à reputação. _________ (Art. 140), por fim, é ofender a dignidade ou decoro de outrem.


(Portal AZ. Disponível em https://bit.ly/2U8UsoO. Acesso em 13.03.2020. Adaptado)


As palavras que completam o texto são, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Calúnia: Alguém atribui a outra pessoa, falsamente, a prática de um ato definido como crime, está caluniando esta pessoa. A calúnia, portanto, pressupõe acusação inverídica sobre prática de um crime.

    Difamação: Alguém atribui a outra pessoa um fato determinado, ofensivo à sua reputação, que fere o conceito dessa pessoa perante a comunidade. A difamação se consuma quando um terceiro toma conhecimento do fato. Atribui a alguém fato ofensivo, verdadeiro ou não, mas que não é tipificado como crime.

    Injúria: Consiste em atribuir a alguém, ainda que de forma vaga e imprecisa, qualidade negativa que ofenda sua dignidade (atributos de ordem moral) ou decoro (atributos de ordem física ou intelectual). Consuma-se com o simples conhecimento da vítima, não precisa que a acusação venha a conhecimento público.

    CalúniaImputação falsa de um fato Criminoso a alguém.

    Injúria - Qualquer ofensa à dignidade de alguém.

    DifamaçãoImputação de ato ofensivo à reputação de alguém.