SóProvas


ID
5046580
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

É sabido que a contabilidade de custos está presente em todas as atividades empresariais. Ela reflete sua utilidade como instrumento gerencial do planejamento e do controle, principalmente na tomada de decisão. É um dos objetivos da contabilidade de custos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    A Contabilidade de Custos é um ramo da Contabilidade que foi criado para resolver os impasses relativos à mensuração monetária dos estoques das empresas que produzem o seu próprio produto (empresas industriais) e, consequentemente, auferir seu resultado partindo de premissas mais confiáveis. 

  • planejamento – fornecer informações para o estabelecimento de objetivos e a identificação de métodos para a realização desses objetivos;

    controle das operações - fornecer informações para monitoração do planejamento, aplicação de ações corretivas, determinação de padrões, orçamentos e provisões, estabelecendo comparações entre custo real e o custo orçado;

    tomada de decisões – fornecer informações para facilitar a escolha de alternativas nas decisões de formação de preços, determinação da quantidade a ser produzida, aumento de produção, corte de produto, compra de matéria-prima etc;

    determinação do lucro - através da utilização de informações dos registros convencionais de contabilidade, compilando-as de maneira prática em forma de relatórios e demonstração que apurado os custos determinem a rentabilidade da organização.

    Portanto, GABARITO: E

    Fonte: http://www.boletimcontabil.com.br/gestao/contabil/objetivos.php

  • FONTE: Gestão de Custos e Formação de Preços, Bruni e Famá

    Cap. 1, p. 22

    As funções básicas da contabilidade de custos devem buscar atender a três razões primárias:

    a) determinação do lucro: empregando dados originais dos registros convencionais contábeis, ou processando-os de maneira diferente, tornando-os mais úteis à administração.

    b) controle de operações: e demais recursos produtivos, como os estoques, com a manutenção de padrões e orçamentos, comparações entre previsto e realizado.

    c) tomada de decisões: o que envolve produção (o que, quanto, como e quando fabricar), formações de preços, escolha entre fabricação própria ou terceirizada.