-
Gabarito C
XIV - São deveres fundamentais do servidor público:
a) desempenhar, a tempo, as atribuições do cargo, função ou emprego público de que seja titular;
b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;
c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
-
Por meio do exercício dos princípios e valores morais no trabalho, como ser probo, reto, leal e justo, entre outros, o servidor, além de desenvolver suas capacidades, habilidades e competências, projeta também seus valores éticos.
ACHEI QUE NESTA PARTE - ... SEUS VALORES ... ERA UMA PEGADINHA DA BANCA UMA VEZ QUE DEVEMOS SER IMPESSOAIS.
SENDO ASSIM DEMOSTRAR CUNHO PESSOAL.
MAS VOU TRATAR DE ESTUDAR MAIS, A BANCA ...
-
Concordo com você, Alessandra.
O texto de lei, gentilmente transcrito pelo Eduardo, não diz nada sobre "projetar valores éticos"
Também me enrolei nesta, por pensar na impessoalidade.
-
Alessandra e Thiago, acredito que a projeção a que a banca se refere na questão diz respeito à incorporação, através do exercício na profissão, dos valores éticos institucionais aos valores subjetivos do servidor, elevando-os, ou, como escrito na questão, projetando-os. E isso acontece porque a imagem do servidor se reflete e se projeta na imagem de seu órgão, sendo uma o espelho da outra. Acho que o uso do sinônimo atrapalhou na interpretação.
-
Também cai na pegadinha da banca, com essa palavra projetar.
Mas acho que o amigo acima descreveu bem.
-
Achei que o servidor ao ser probo, reto, leal e justo no trabalho não demonstra seu valor ético, ele pode cumpri tais coisas por medo de censura, mas acho que isso não projeta seu interior.
Bem, acho que fui muito profundo para uma questão objetiva, rs rs rs.
Fé, foco e força......
-
Ninguém é justo, moral e ético so por causa do trabalho. Todos os valores morais projetam os valores éticos do servidor. Uma vez que são ideias deontologicos.
-
II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal. (Decreto 1.171/94)
Acredito que a partir desse dispositivo podemos entender a afirmação trazida na questão "projeta também seus valores éticos".
Espero ter ajudado :)
-
Acredito que o conjunto desses artigos responda a questão:
Dos Principais DEVERES do Servidor Público
XIV - São DEVERES FUNDAMENTAIS do servidor público:
c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu caráter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opções, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum;
f) ter consciência de que seu TRABALHO é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos;
Das REGRAS DEONTOLÓGICAS
V - O TRABALHO DESENVOLVIDO PELO SERVIDOR PÚBLICO perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.
-
Projeta vem do verbo projetar. O mesmo que: arremessa, atira, lança, planeja, programa, imagina, intenta, delineia, desenha.