SóProvas


ID
5049178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


Dificuldades de apego precoce e maus-tratos são fatores psicossociais importantes no desenvolvimento de quadros ou transtornos alimentares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    "Como conseqüências da violência psicológica, o Conselho Americano de Pediatria (American Academy of Pediatrics, 2002) destaca prejuízos nas seguintes áreas: pensamentos intrapessoais (medo, baixa-estima, sintomas de ansiedade, depressão, pensamentos suicidas etc), saúde emocional (instabilidade emocional, problemas em controlar impulso e raiva, transtorno alimentar e abuso de substâncias), habilidades sociais (comportamentos anti-social, problemas de apego, baixa competência social, baixa simpatia e empatia pelos outros, delinqüência e criminalidade), aprendizado (baixa realização acadêmica, prejuízo moral), e saúde física (queixa somática, falha no desenvolvimento, alta mortalidade)."

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2005000200002

  • A questão requer conhecimentos acerca das características do transtorno alimentar.


    Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos e que compromete significativamente a saúde física ou o funcionamento psicossocial (DSM V).


    Costumam ocorrer, em grande proporção, em adolescentes e adultos jovens do sexo feminino e costuma estar associado a outros fatores como preocupação excessiva com o peso, distorção da imagem corporal e um medo patológico de engordar (Carmo, Pereira e Cândido, 2016).


    Em alguns tipos de transtorno, podem ter origem na primeira infância, a partir do relacionamento do bebê com a sua mãe e a amamentação, relacionamento com o pai e eventos estressores. Sabe-se que, os pais, sendo responsáveis por proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento dos seus filhos, tem significativa importância. E falhas nesse processo podem ocasionar consequências sérias para o bebê no futuro. 


    Partindo da premissa de Bowlby e a teoria das relações de apego, quando há falhas na relação primária, que consiste em um apego inseguro, mobiliza a formação de modelos internos de funcionamento disfuncionais e um maior risco de transtornos psicológicos (Bowlby, 1984). Dentre algumas causas do transtorno através do relacionamento da criança com seus pais, estão: “Ansiedade parental, depressão, doença psiquiátrica ou estressores psicossociais são responsáveis pela inabilidade materna em facilitar as mamadas (feedings), tornando-as calmas e bem-sucedidas. Incapacidade de ler ou interpretar os sinais (as “dicas") do bebê. “(Gusmão, 2002)



    Nesse sentido, dentre vários outros fatores, pode se dizer que problemas de apego e maus tratos podem refletir em transtornos psicológicos futuros, dentre eles, os transtornos alimentares, partindo do entendimento que o alimento reflete a relação que o bebê possui com sua mãe.




    Gabarito da Professora: CERTO.


    Fontes:


    Carmo,C; Pereira, P.M.L & Cândido, A.P.C. Transtornos Alimentares: uma revisão dos aspectos etiológicos e das principais complicações clínicas. HU Revista, Juiz de Fora, v. 40, n. 3 e 4, p. 173-181, jul./dez. 2014 (online)


    Bowlby, J. (1984) Apego e perda: Apego - A natureza do vínculo. São Paulo: Martins Fontes, vol. 1.


    Gusmão, M.H. Os transtornos e as dificuldades de alimentação. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., V, 1, 44-60, 2002

    DSM - V