SóProvas


ID
5049286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.


O conteúdo da má notícia comunicada ao paciente é a variável determinante de sua possível resposta de desespero ou raiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada!

    Essa variante não se restringe ao conteúdo da má notícia apenas.

  • A questão requer conhecimentos acerca do relacionamento da equipe de saúde e paciente.

    O relacionamento entre equipe e paciente é primordial para o andamento do tratamento, seja qualquer contexto que este esteja inserido. A equipe de saúde deve estabelecer comunicação efetiva e, ao mesmo tempo, empática, compreensiva e que passe ao paciente que há vontade de ajudar e boa vontade.  A partir do bom relacionamento entre equipe e paciente, possa se estabelecer um ambiente cooperativo e propiciar maior engajamento para a melhoria do quadro. 
    Um conteúdo de má notícia pode ocasionar diversas reações no paciente. Desde atitudes de conforto, desilusão, tristeza até comportamentos de raiva e desespero. Porém, não se constitui como variável essencial para o comportamento do paciente. Caso ele tenha uma boa relação com a equipe, um bom suporte afetivo e social, compreensão do que está sendo relatado a ele e, acima de tudo, da própria personalidade do paciente.

    Nesse caso, não há que se falar em variável determinante o conteúdo em si, mas a forma com que é passada a informação e a forma como é interpretada e processada pelo sujeito

    Gabarito da Professora: ERRADO.
  • Ele pode estae furioso por outro motivo, que nao a notícia
  • De acordo com o Protocolo SPIKES, as más notícias podem ser comunicadas de forma a serem condizentes com o grau de impacto da informação e com a capacidade do paciente de lidar com ela. Dessa forma, pode ser dado um diagnóstico que seja mais facilmente elaborado pela forma que ele foi feito.

  • O paciente poderá estar ou não elaborando vários tipos de emoções e sentimentos, a noticia ruim não será um determinante mas talvez um facilitador para a reação em questão do paciente.