SóProvas


ID
5049292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a comunicação entre a equipe de saúde e o paciente nos diferentes contextos de tratamento, julgue o item a seguir.


Os familiares que consideram insuficientes, incompletas ou de difícil compreensão as informações oferecidas pela equipe sobre o estado de saúde e o prognóstico do paciente são mais propensos a desenvolver quadros de ansiedade, mesmo após alta ou óbito do paciente.

Alternativas
Comentários
  • COLABORANDO:

    NO MANDATO DE SEGURANÇA/INJUNÇÃO COLETIVO -> NENHUM DOS DOIS PRECISA DE AUTORIZAÇÃO.

  • Mandado

  • A família merece um cuidado especial desde o instante da comunicação do diagnóstico, uma vez que esse momento tem um enorme impacto sobre os familiares, que vêem seu mundo desabar após a descoberta de que uma doença potencialmente fatal atingiu um dos seus membros. Isso faz com que, em muitas circunstâncias, suas necessidades psicológicas excedam as do paciente. Dependendo da intensidade das reações emocionais desencadeadas, a ansiedade familiar torna-se um dos aspectos de mais difícil manejo.

    Oliveira Érika A, Voltarelli JC, Santos MA, Mastropietro AP. Intervenção junto à família do paciente com alto risco de morte. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de março de 2005.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • A falta de entendimento do quadro clínico, seja por dificuldade de compreensão ou insuficiência de informações, dificulta a elaboração por parte do paciente e seus familiares. Nesse sentido, uma alta pode gerar dúvidas sobre o real bem-estar do paciente, e a morte, por sua vez, pode ser motivo também de grande ansiedade, pois os familiares podem acreditar que algo poderia ter sido feito e não o foi, simplesmente por desconhecer as informações corretas.