SóProvas


ID
5049376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) tem como objetivo o enfrentamento das DCNT. Entre as frentes de ação desse plano está o monitoramento da morbimortalidade, que pode ser realizado por diversos meios, como sistemas de informações, pesquisas e inquéritos de saúde. No que tange a esse assunto, julgue o próximo item.

O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibiliza dados e informações de todos os sistemas de informação em saúde em uso no Brasil, mantendo, assim, um acervo importante para uso da gestão institucional e dos profissionais de saúde.

Alternativas
Comentários
  • O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) cria condições para que gestores, trabalhadores e cidadãos, por meio de um sistema articulado, obtenham informações e conhecimentos de diversas realidades de saúde. Nesse ambiente é possível obter informações como: Indicadores de Saúde; Assistência à Saúde; Epidemiológica e Morbidade; Rede Assistencial; Estatísticas Vitais; Demográficas e Socioeconômicas; Inquéritos e Pesquisas; Saúde Suplementar. Também disponibiliza informações financeiras, sistemas e aplicativos para tabulação de dados. 

    Sendo assim, é correto afirmar que o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibiliza dados e informações de todos os sistemas de informação em saúde em uso no Brasil, mantendo, assim, um acervo importante para uso da gestão institucional e dos profissionais de saúde. 

     

     

    Gabarito do Professor: CERTO 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde. Saúde Brasil 2018 uma análise de situação de saúde e das doenças e agravos crônicos: desafios e perspectivas / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.