SóProvas


ID
5049550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a consultoria e assessoria no serviço social.


As consultorias são requisitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com a finalidade de fomentar a articulação e a instrumentalização de uma equipe para a elaboração de seu projeto de prática com um suporte teórico e técnico de um expert em sua assistência.

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a assessoria e não consultoria, por isso o item está errado.

    Vide trecho abaixo contido no texto: Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica - Autor: Maurílio Castro de Matos. Disponível em http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf

    "Frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando, com a consultoria, respostas para algumas questões pontuais que dificultam o encaminhamento do mesmo (VASCONCELOS, 1998, p. 128).

    Os processos de assessoria são também solicitados tanto por uma equipe como por indicação externa, mas neles nos deparamos com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objetivo de possibilitar a articulação e preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um expert que venha assisti-la teórica e tecnicamente (VASCONCELOS, 1998, p. 129)."

  • Esse é o papel da Assessoria.

    Consultoria: consultar/pedir opinião. Algo mais pontual.

  • As consultorias são requisitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com a finalidade de fomentar a articulação e a instrumentalização de uma equipe para a elaboração de seu projeto de prática com um suporte teórico e técnico de um expert em sua assistência. (errado)

    ASSESSORIA: PREPARAÇÃO, ARTICULAÇÃO / AÇÃO MAIS AMPLA / APROFUNDADA

    CONSULTORIA: PONTUAL

  • ERRADA..

    ATENTAMOS PARA AS PALAVRAS CHAVES DA QUESTÃO..

    As consultorias são requisitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com a finalidade de fomentar a articulação e a instrumentalização de uma equipe para a elaboração de seu projeto de prática com um suporte teórico e técnico de um expert em sua assistência.

    --> NO CASO SERIA ASSESSORIA.

    ....................................................................................

    Assessoria;

    • Auxilia, aponta caminhos
    • Mais presente
    • Preparação de uma equipe para vivência
    • Assistência técnica e teórica

    Consultoria;

    • Opina, emite parecer
    • Mais pontual
    • Já vivenciou o projeto para intervir na realidade
    • Respostas pontuais que atravanca o processo

    FONTE;ESTRATÉGIA

  • A distinção entre assessoria e consultoria é mínima. Consultoria vem da palavra consultar, que significa pedir opinião. Portanto, consultoria é mais pontual que assessoria que remete a ideia de assistir. Devido à pequena diferença, entre assessoria e consultoria, trataremos neste artigo os dois processos de forma indistinta. Mas, vale trazer aqui a definição de Vasconcelos (1998):

     

    Frequentemente para que uma equipe ou assistente social solicite um processo de consultoria, é necessário que já tenha passado, ainda que precariamente, pela elaboração de um projeto de prática, objetivando, com a consultoria, respostas para algumas questões pontuais que dificultam o encaminhamento do mesmo (VASCONCELOS, 1998, p. 128).

    Os processos de assessoria são também solicitados tanto por uma equipe como por indicação externa, mas neles nos deparamos com uma realidade diferente. As assessorias são solicitadas ou indicadas, na maioria das vezes, com o objetivo de possibilitar a articulação e preparação de uma equipe para a construção do seu projeto de prática por meio de um expert que venha assisti-la teórica e tecnicamente (VASCONCELOS, 1998, p. 129).

     

     

     

    Fonte: Maurílio Castro de Matos. Assessoria, consultoria, auditoria e supervisão técnica. in: Serviço Social: Direitos Sociais e competências profissionais, Coletânia CFESS, 2009.