SóProvas


ID
5049586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à mediação como categoria reflexiva e teórica do serviço social, julgue o item a seguir.


Nos espaços de trabalho, o assistente social recebe a demanda institucional já carregada de mediações.

Alternativas
Comentários
  • autor Pontes (2000, p. 38) descreve a mediação como “[...] uma das categorias centrais da dialética, inscrita no contexto da ontologia do ser social Page 7 marxista, e que possui uma dupla dimensão: ontológica (que pertence ao real) e reflexiva (que é elaborada pela razão)”.

    Sendo assim, gabarito errado.

  • A demanda institucional aparece ao intelecto do profissional despida de mediações, parametrada por objetivos técnoperativos, metas e uma dada forma de inserção espacial (bairro, município etc); programática (divisão por projetos, programas ou áreas de ação) ou populacional (criança, idoso, migrante etc). Numa palavra, a demanda institucional aparece na imediaticidade como um fim em si mesma, despida de mediações que lhe deem um sentido mais totalizante. (PONTES, 2000, p.45.)

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/Y6O09Vi7X17oOE584R0e.pdf

  • Nos espaços de trabalho, o assistente social recebe a demanda institucional já carregada de mediações. (ERRADO)

    As mediações são construídas pela articulação entre teoria e prática, que associam as competências profissionais, sendo elas, teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. 

  • Quando, enquanto profissionais, recebemos uma demanda, o que temos no primeiro momento é a manifestação aparente de um fenômeno social. Sabemos que o essencial não se revela de imediato.

    Conforme Coelho (2008) “o conhecimento da realidade implica o desvelamento da aparência”, então é aí que a compreensão da realidade supõe partir da superação da Imediaticidade, da mera aparência, por meio de procedimentos que neguem a mera objetividade, o dado imediato e resgatem os conteúdos concretos que os fenômenos, processos e práticas portam”. Agora é possível entender que aquilo que é complexo, no nível do imediato, é despido de mediações (Pontes, 2010), desistoricizado. Somente a razão é capaz de destruir a imediaticidade e ultrapassar a aparência dos fatos.

    Em outras palavras, a demanda não nos chega carregada de mediações, nos chega camuflada, velada. Cabe a nossa capacidade investigativa, desvelar o essencial para intervirmos de forma consciente e propositiva, caso contrário, caras(os) colegas, estaremos só “enchendo linguiça” kkkk

    brincadeiras à parte… me siga no insta para conteúdos sobre serviço Social para concursos @estudantedecarreira