SóProvas


ID
5049631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange aos princípios ético-profissionais do serviço social, julgue o item a seguir.


O empenho na eliminação de todas as formas de preconceito e o respeito à diversidade fazem parte de um princípio que resgata a dimensão privada e individual da experiência ética, reconhecendo-se e valorizando-se os direitos e as preferências individuais dos assistentes sociais e dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe explicar??

  • A ética é idividual, por isso que a questão faz essa referência privada dos assistentes sociais.

    O Código de Ética profissional do assistente social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. ... Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes − autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

  • gente não entendi

  • Achei estranha essa questão...

  • Segundo o código de ética a história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Particularmente para as categorias profissionais, esta experiência ressituou as questões do seu compromisso ético-político e da avaliação da qualidade dos seus serviços.

    No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão daquelas conquistas e ganhos, através de dois procedimentos: negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”, e afirmação de um novo perfil do/a técnico/a, não mais um/a agente subalterno/a e apenas executivo/a, mas um/a profissional competente teórica, técnica e politicamente. De fato, construía-se um projeto profissional que, vinculado a um projeto social radicalmente democrático, redimensionava a inserção do Serviço Social na vida, compromissando-o com os interesses históricos da massa da população trabalhadora.

    fonte: http://www.cresspr.org.br/site/wp-content/uploads/2010/08/CEP_CFESS-SITE.pdf

  • Princípios Fundamentais: VI CE de 1993.

  • Questão hard!! Misturou CEP 1993 e Agnes Heller, no livro o Cotidiano e a história.

    Essa é daquelas p deixar em branco msm

  • Oxi, de onde tiraram a referência para elaborarem essa questão? Cespe surpreendendo rsrs

  • Essa foi tensa...