As questões do Oriente Médio são extremamente complexas pois envolvem disputas por água e caminhos de petróleo. Há a disputa de liderança regional e as rixas entre as comunidades sunitas, xiitas, alauitas e curdas . A questão religiosa é séria e mesclada com politica, como sempre aconteceu no Islã. Dentro deste contexto ainda tem lugar a ação de
organizações terroristas como o Hezbollah , Al Qaeda e o ISIS ( estado islâmico) . Além disso há a interferências de poderosos da arena internacional como Rússia e EUA.
O trecho se refere à morte de Qassem Soleimani, um dos homens mais poderosos do Irã por ação de bombardeio no aeroporto do Iraque.
A morte de Soleiman está vinculada ao conflito entre dois países indicados em uma das alternativas.
A) INCORRETA- Em 1982, a Síria rompeu as relações diplomáticas com o Iraque, após Hafez al-Assad acusar os iraquianos de incitarem revoltas protagonizadas pela Irmandade Muçulmana no país. Estas relações só foram restabelecidas em 2006. Mas, não houve ataques diretos .
B) CORRETA- Até 1979 Irã e EUA foram aliados. A família Pahlevi representada pelo Xá Rezha Pahlevi permitiu a entrada de grandes empresas do petróleo da Europa e dos EUA. Depois da Revolução Islâmica de 1979 os EUA passaram a ser considerados o “grande satã". A partir daí momentos de tensão e conflitos entre os dois são constantes.
C) INCORRETA- Síria e Rússia são aliadas desde a ascensão do partido Ba´th ao poder e a Rússia tem a prerrogativa de utilização de um porto sírio
D) INCORRETA- A tensão entre Venezuela e EUA, países da América, ainda não chegou à efetiva ação militar, apesar de várias ameaças norte-americanas. Além disso o trecho cita a cidade de Bagdá, que é a capital do Iraque , além de falar de oriente médio.
E) INCORRETA- Irã e Síria tem uma história de aproximação desde a guerra Irã – Iraque. E, antes da entrada da Rússia na guerra da Síria, foi Teerã que sustentou o governo de Bashar Al Assad
Gabarito do professor: Letra B.