-
Isso ocorreu no Ceará. Cid Gomes é um senador cearense.
-
Gab E
Rumo à PMCE, pertencerei!
-
Gab E
Rumo à PMCE, pertencerei!
-
ESSA DAI A CIDA ESCAPOU FEDENDO E EU ADORO VER A FILMAGEM: "DOU 5 MINUTOS PRA VCS SAIREM DAI"!!! KKK VAI DE NOVOO DA PROXIMA ESTAMOS AI KKK
-
Gabarito: E
A notícia se refere à greve dos policiais militares no Ceará. Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, é senador por esse estado do nordeste. Eis a dica que estava no fragmento da notícia.
No mês de fevereiro, os policiais militares do Ceará entraram em uma greve que começou no dia 18 de fevereiro e terminou no dia 1° de março. A greve foi iniciada contra uma proposta de reajuste e reestruturação salarial feita pelo governo de Camilo Santana.
No dia 19 de fevereiro, o senador Cid Gomes tentou furar um bloqueio de policiais em greve com uma retroescavadeira, na entrada de um quartel da cidade de Sobral, e foi baleado.
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/atualidades-comentarios-a-prova-de-gcm-ferraz-de-vasconcelos-vunesp/
-
Entre a noite de 18 de fevereiro e o dia 1º de março de 2020, houve uma paralisação de policiais militares no estado do Ceará. A média de homicídios entre 19 de fevereiro e 1º de março foi de 26 por dia. Antes do motim, a média de assassinatos no estado em 2020 era de 6 por dia.
No auge da crise, Cid Gomes tentou invadir com uma retroescavadeira um quartel da Polícia Militar em Sobral. Ele acelerou na direção dos grevistas, chegando a derrubar o portão principal. Em resposta, houve uma sequência de tiros. Cid foi baleado. E, enquanto era socorrido, seus apoiadores atiravam pedras na direção dos grevistas, que também faziam o mesmo.
Resposta: E
-
O ano de 2020, além da grave questão da pandemia do corona vírus, foi marcado por protestos e greves ao redor do país. Os motivos foram variados mas quase sempre estava envolvida a questão salarial na medida em que o Brasil enfrenta uma crise econômica que vem de anos anteriores e se agravou durante a pandemia.
É pedido que seja apontada a alternativa que indica qual a greve a que se refere o trecho transcrito. As informações acerca dos protestos e greves estão disponíveis em mídia digital
A) INCORRETA- A Greve dos petroleiros no Brasil em 2020 foi uma greve que durou vinte dias organizada pelos petroleiros ligados a empresa estatal brasileira Petrobras. A manifestação foi organizada contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, a Ansa, desativada pela Petrobras. Com o fechamento, a empresa anunciou o desligamento de 396 empregados.
B) INCORRETA- A greve a que se refere o trecho aconteceu em fevereiro mas greve dos correios foi iniciada no dia 17 de agosto de 2020 em todo território nacional alegando que a empresa estava sendo negligente com os funcionários na pandemia da Covid-19, contra a privatização dos Correios e garantias de direitos trabalhistas.
C) INCORRETA- Enfermeiros e técnicos de enfermagem entraram em greve em julho de 2020 no Rio de Janeiro após acumularem meses de salários atrasados. Além de não ter acontecido tiroteio, a notícia é de fevereiro.
D) INCORRETA- Não ocorreu tal greve nesta data.
E) CORRETA- O “ campo de batalha" ao qual se refere o trecho e o tiro que atingiu o deputado Cid Gomes aconteceram durante a greve da polícia militar no Ceará . Cid Gomes liderava um grupo que protestava contra os policiais e , depois de fala com tom ameaçador e agressões entre os dois grupos, Cid Gomes, ao volante de um trator, acelerou na direção dos grevistas e derrubou o portão principal. Depois dessa ação, houve uma sequência de tiros. Cid foi baleado e a partir daí a área se tornou um campo de batalha.
Gabarito do professor: Letra E.
-
GAB. E
É SÓ LEMBRAR QUE NÃO SE DEVE INVADIR UM QUARTEL COM HOMENS ARMADOS, ISSO FOI ACONTECEU NO CEARÁ
-
ciro gomes---cid--ceara
-
Letra : e.
Cid Gomes dirigindo um trator -> greve de policiais militares -> Ceará -> 2020.
Erros, por favor, chamem pelo chat.
Boa sorte e bons estudos!
-
como não lembrar dos memes desse cara KKKKKK