Há incêndios por questões climáticas, ou por desastres ambientais, ao redor do mundo todos os anos. Há chuvas de menos, Secas que batem recordes. Poluição descontrolada. Aumento do buraco na camada de ozônio, o que permite maior incidência de raios solares nocivos.
Secas são esperadas no oeste dos EUA, na Austrália, no Pantanal Mato-Grossense por exemplo. Mas, em 2019 alguns incêndios forma particularmente danosos !
Um dos piores ocorridos em 2019 é brevemente descrito, no trecho, através dos números acerca da fauna. Entre as alternativas está indicado onde ocorreu tal sinistro.
A) INCORRETA – Os incêndios aconteceram na costa oeste dos EUA, sendo o Oregon o estado mais atingido.
B) INCORRETA- Os incêndios acontecidos em setembro de 2019 na França atingiram a região de Charente-Maritime, onde cerca de 170 hectares de florestas queimaram mas não com o impacto ambiental descrito no trecho.
C) CORRETA- Os incêndios que aconteceram na Austrália foram avassaladores. A conta, após ter sido extinto o fogo é de que mais de 2 bilhões de animais nativos foram deslocados ou mortos. Isso sem contar com as mortes de humanos, a destruição de florestas e de propriedades.
D) INCORRETA- Em fevereiro de 2019 aconteceu o que foi considerado o pior incêndio na Nova Zelândia desde 1955 mas sem o impacto ambiental descrito.
E) INCORRETA- Também em fevereiro de 2019 Os bombeiros britânicos estiveram que combater vários incêndios florestais. O fogo que suscitou maior preocupação deflagrou perto da cidade de Manchester, no norte de Inglaterra. As ocorrências surgiram depois do dia de inverno mais quente já registado no Reino Unido. No entanto, o poder de destruição não foi o descrito no texto.
Gabarito do professor: Letra C