SóProvas


ID
5049772
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um tombo histórico de 9,7% no segundo trimestre, na comparação com os três primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2019, o PIB caiu 11,4%. Ambas as taxas foram as quedas mais intensas da série, iniciada em 1996.

(El Pais. encurtador.com.br/gm478. Publicado em 01.09.2020)


Sobre o contexto econômico atual, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    "O resultado inédito mostra o forte impacto da pandemia do coronavírus na atividade econômica e os efeitos das medidas de isolamento social. Entre os segmentos, a maior queda foi na Indústria (-12,3%), puxada pelo forte recuo na produção de produtos duráveis ou semiduráveis, como automóveis e vestuário, respectivamente. Com o fechamento de vários estabelecimentos no país ― como bares, lojas e restaurantes ―, principalmente durante abril e maio, o setor de serviços, responsável por cerca de 70% do valor do PIB brasileiro, se retraiu 9,7% no trimestre. Já o setor da agropecuária apresentou variação positiva de 0,4%, puxada, principalmente, pela produção de soja e café."

    [FONTE]: El País.

  • Segundo publicação da Agência Brasil , o PIB do país cresceu 1,1% entre 2018 e 2019, sendo o setor de agropecuária um dos que mais cresceu no ano. Em 2020 O Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4,1% totalizando R$ 7,4 trilhões. Essa é a maior queda anual da série iniciada em 1996 e interrompeu o crescimento de três anos seguidos, de 2017 a 2019. E, na verdade , a situação não tem apresentado melhora, ao menos a curto e médio prazo. O crescimento, em 2019 havia sido menor do que o esperado e a situação da pandemia só piorou a situação. Entre os setores que que sofreram alguns tiveram um desempenho bastante ruim e outros menos.
    Nas alternativas estão apresentados indicativos dos problemas do contexto econômico atual. Portanto, para ter clareza acerca das propostas das alternativas é preciso estar em dia com as notícias de caráter econômico. Isso é possível através das publicações das Agência Brasil e do IBGE em mídia digital 
    A) CORRETA – Ao analisarmos a economia brasileira é possível concluir que os setores que sofreram maior retração foram os setores industrial e de serviços. 
    B) INCORRETA- Superavit da balança de 2020, de US$ 51 bilhões, foi o maior desde 2018, mas não reflete a melhora da competitividade do Brasil no mercado internacional. O superavit aconteceu apesar de ter havido queda nas exportações. 
    C) INCORRETA- A maior retração na economia- que já existia - tem relação com as medidas sanitárias e aos gastos com a pandemia atual 
    D) INCORRETA- O pior desempenho na América Latina foi da Venezuela, seguida pelo Peru e Argentina. 
    E) INCORRETA-O auxílio emergencial, embora tenha sido de uma valor que pode ser considerado baixo deu impulso ao comércio e impediu a fome de muitos no Brasil. 
    Gabarito do professor: Letra A.
  • GAB. A

    LEVA EM CONSIDERAÇÃO A INDUSTRIA E OS COMÉRCIOS QUE FICARAM FECHADOS

  • O PIB é calculado a partir da soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. Esse cálculo é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), LOGO OS SETORES DE PRODUTOS (INDÚSTRIAS) E SERVIÇOS SÃO OS MAIS AFETADOS.

  • Sempre que tem queda muito alta do PIB os setores que mais são afetados são o de produtos (indústria) e serviços. O setor pecuniário/agrário geralmente não sofre grandes impactos no Brasil.