SóProvas


ID
5050600
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. Depois de reconhecidas as receitas orçamentárias, podem ocorrer fatos supervenientes que ensejem a necessidade de restituições, devendo-se registrá-los como dedução da receita orçamentária, possibilitando maior transparência das informações relativas à receita orçamentária bruta e líquida.


II. As transferências intergovernamentais compreendem a entrega de recursos, correntes ou de capital, de um ente (chamado “transferidor”) a outro (chamado “beneficiário”, ou “recebedor”). Elas podem ser voluntárias, nesse caso destinadas à cooperação, auxílio ou assistência; ou decorrentes de determinação constitucional ou legal.


III. A previsão de arrecadação da receita orçamentária deve obedecer às determinações da Lei Orçamentária Anual e deve ser elaborada a partir de metodologias de projeção usualmente adotadas, observadas as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de conceitos pontuais sobre receita orçamentária conforme o MCASP 8ª.

    I- Correto- Segundo o MCASP 8ª, pág. 59, "Depois de reconhecidas as receitas orçamentárias, podem ocorrer fatos supervenientes que ensejem a necessidade de restituições, devendo-se registrá-los como dedução da receita orçamentária, possibilitando maior transparência das informações relativas à receita orçamentária bruta e líquida". 

    II- Correto- Segundo o MCASP 8ª, pág. 67, "As Transferências Intergovernamentais compreendem a entrega de recursos, correntes ou de capital, de um ente (chamado “transferidor”) a outro (chamado “beneficiário”, ou “recebedor”). Podem ser voluntárias, nesse caso destinadas à cooperação, auxílio ou assistência, ou decorrentes de determinação constitucional ou legal". 

    III- Correto- Segundo o MCASP 8ª, pág. 56, "A previsão compreende a arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)".

    Por fim, todas as afirmativas estão corretas.

    Gabarito: Letra D.

  • Questão sobre orçamento e contabilidade pública.

    Essa questão mistura alguns tópicos de orçamento público e contabilidade pública, como etapas da receita e contabilização de deduções respectivamente. Nessas matérias, as principais normas para fins de concurso, são provenientes da própria CF/88, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei n.º 4.320/64. Essas normas são consolidadas nos manuais técnicos (MCASP e MTO).

    Nesse contexto, iremos analisar cada uma das alternativas tendo como referência o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) que o examinador utilizou como fundamento para elaborar as afirmativas:

    I. Certo, essa é a regra, conforme MCASP:

    “3.6.1.1. Restituições de Receitas Orçamentárias

    Depois de reconhecidas as receitas orçamentárias, podem ocorrer fatos supervenientes que ensejem a necessidade de restituições, devendo-se registrá-los como dedução da receita orçamentária, possibilitando maior transparência das informações relativas à receita orçamentária bruta e líquida.

    O processo de restituição consiste na devolução total ou parcial de receitas orçamentárias que foram recolhidas a maior ou indevidamente, as quais, em observância aos princípios constitucionais da capacidade contributiva e da vedação ao confisco, devem ser devolvidas. Como correspondem a recursos arrecadados que não pertencem ao ente público e não são aplicáveis em programas e ações governamentais sob a responsabilidade do arrecadador, não há necessidade de autorização orçamentária para sua devolução. Se fosse registrada como despesa orçamentária, além da referida autorização orçamentária, a receita corrente líquida ficaria com um montante maior que o real, pois não seria deduzido o efeito dessa arrecadação imprópria."

    Dica! É importante saber que nem sempre iremos contabilizar a restituição como dedução da receita. Existem exceções quanto à regra acima: restituição de receitas consideradas extintas. Para esse tipo de receita, dependendo do caso concreto, deveremos contabilizar a restituição como despesa orçamentária do exercício. É importante ficar ligado!

    II. Certo, conforme MCASP:

    “3.6.4. Transferências de Recursos Intergovernamentais

    3.6.4.1. Conceito

    As Transferências Intergovernamentais compreendem a entrega de recursos, correntes ou de capital, de um ente (chamado “transferidor") a outro (chamado “beneficiário", ou “recebedor"). Podem ser voluntárias, nesse caso destinadas à cooperação, auxílio ou assistência, ou decorrentes de determinação constitucional ou legal.
    Ainda sobre o conceito de transferência intergovernamental, é importante destacar que, como seu próprio nome indica, essas transferências ocorrem entre esferas distintas de governo, não guardando relação, portanto, com as operações intraorçamentárias ocorridas no âmbito do orçamento de cada ente."

    II. Certo, conforme MCASP:

    “3.5.1. Previsão

    Compreende a previsão de arrecadação da receita orçamentária constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), resultante de metodologias de projeção usualmente adotadas, observada as disposições constantes na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    A previsão implica planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária14. Isso deverá ser realizado em conformidade com as normas técnicas e legais correlatas e, em especial, com as disposições constantes na LRF."

    Todas as afirmativas estão corretas.


    Gabarito do Professor: Letra D.