SóProvas


ID
5050768
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A carga admissível de um grupo de estacas ou tubulões não pode ser superior à de uma sapata de mesmo contorno que o do grupo, e assente a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração na camada suporte, sendo a distribuição de pressões calculada por um dos métodos consagrados na Mecânica dos Solos. Em particular, deve ser feita uma verificação de recalques, que é, sobretudo, importante quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde se assentam as estacas.


II. A viga de fundação é um elemento de fundação subterrâneo comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão dispostos de forma difusa pelo local do empreendimento. Em geral, utiliza-se argamassa de rejuntamento ou cascalho para o preenchimento desse tipo de estrutura, a fim de aumentar a taxa de drenagem da obra.


III. Entende-se por efeito de grupo de estacas ou tubulões o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação ou parte de uma fundação, ao impedirem a transmissão ao solo das cargas que lhes são aplicadas. Essa interação acarreta uma superposição de tensões, de tal sorte que o recalque do grupo de estacas ou tubulões para a mesma carga por estaca é sempre igual ao recalque da estaca ou tubulão isolado. O recalque admissível da estrutura deve ser comparado ao recalque do grupo e não ao do elemento isolado da fundação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa I correta. Ítem 8.3 da NBR 6122:2019

  • viga de fundação — elemento de fundação que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversa, tipo bloco (sem armadura transversal), quando são frequentemente chamadas de baldrames, ou tipo sapata, armadas; (Fundações: teoria e prática)

  • I)  Carga admissível sobre uma estaca ou tubulão isolado é a força aplicada sobre a estaca ou o tubulão isolado, provocando apenas recalques que a construção pode suportar sem inconvenientes e oferecendo, simultaneamente, segurança satisfatória contra a ruptura ou o escoamento do solo ou do elemento de fundação.

    II) Viga de Fundação é o elemento de fundação superficial comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento.

    III) Efeito de grupo de estacas ou tubulões é o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação, ao transmitirem ao solo as cargas que lhes são aplicadas.

  • De acordo com a NBR 6122/1996

    Item I - Correto

    7.7.2 A carga admissível de um grupo de estacas ou tubulões não pode ser superior à de uma sapata de mesmo contorno que o do grupo, e assente a uma profundidade acima da ponta das estacas ou tubulões igual a 1/3 do comprimento de penetração na camada suporte, sendo a distribuição de pressões calculada por um dos métodos consagrados na Mecânica dos Solos. Em particular, deve ser feita uma verificação de recalques, que é, sobretudo, importante quando houver uma camada compressível abaixo da camada onde se assentam as estacas.

    II. A viga de fundação é um elemento de fundação subterrâneo comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão dispostos de forma difusa pelo local do empreendimento. Em geral, utiliza-se argamassa de rejuntamento ou cascalho para o preenchimento desse tipo de estrutura, a fim de aumentar a taxa de drenagem da obra.

    3.6 Viga de fundação Elemento de fundação superficial comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estejam situados no mesmo alinhamento.

    III. Entende-se por efeito de grupo de estacas ou tubulões o processo de interação das diversas estacas ou tubulões que constituem uma fundação ou parte de uma fundação, ao impedirem a transmissão (transmitirem) ao solo as cargas que lhes são aplicadas. Essa interação acarreta uma superposição de tensões, de tal sorte que o recalque do grupo de estacas ou tubulões para a mesma carga por estaca é sempre igual (diferente) ao recalque da estaca ou tubulão isolado. O recalque admissível da estrutura deve ser comparado ao recalque do grupo e não ao do elemento isolado da fundação.