SóProvas


ID
5051038
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A questão da liberdade em tempos de pandemia É claro para todos nós que as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde (Organização Mundial de Saúde, Ministério e Secretarias de Saúde) de todo o mundo e efetivadas pelos mandatários brasileiros estão gerando um grande e acalorado debate , em vias até de serem realizadas manifestações públicas contrarias, como também em alguns casos , o uso de forças de segurança como forma de tentar manter a ordem pública.

Mas, então o que está por detrás dessa insatisfação? Se levarmos em conta o nosso cotidiano está marcado por ações como , acompanhar, ouvir, interpretar e repassar informações sobre a Covid 19, em muitos casos com o intuito de compreendermos o fenômeno e manter a saúde pessoal e coletiva, o que perpassa na compreensão geral da quantidade de infectados, casos subnotificados, isolamento social e a letalidade da doença.

De todo modo, informações não faltam e se formos separar em grupos as explicações tanto a favor e contra seriam assim divididas: A favor – respeito as normas sanitárias, ficar em casa preservando a vida, colaborando para a diminuição da infecção (pensar no próximo) principalmente nos idosos e nas pessoas do grupo de risco. Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]

Disponível;/meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades 

“A favor – respeito as normas sanitárias, ficar em casa preservando a vida, colaborando para a diminuição da infecção (pensar no próximo) principalmente nos idosos e nas pessoas do grupo de risco. Contra – não respeitam as normas sanitárias, descrentes das políticas de controle da Covid 19, acreditam no isolamento vertical isolamento somente para os idosos e pessoas do grupo de risco, ou seja, não refletem sobre a transmissão das crianças e dos jovens aos idosos.[...]” Em relação as figuras de linguagem o contexto acima refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • A)Paradoxo: É uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade" ex: "Arranco os olhos e vejo". (Carlos Drummond de Andrade)

    B)Prosopopeia ou personificação: é uma figura de linguagem que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. ex:"O fogo dançava com o vento."

    C)Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. ex:"Foi pego com entorpecentes" Em vez de drogas / "Ele subtraiu os bens de tal pessoa" Em vez de furtou.

    GAB A

  • Estou repleta de dúvidas sobre essa questão. Grosseiramente falando, o paradoxo é como se fosse uma antítese bem radical, é um oposto que gera uma falta de lógica, uma coisa impossível. Como por exemplo o poema do Camões "é dor que desatina sem doer". Isso é algo extremo, não há dor que desatina alguém, mas que ao mesmo tempo não dói.

    Nessa questão, eu não consegui enxergar um paradoxo, no máximo uma antítese, mas paradoxo.....

    Alguém me explica, por favor.... porque realmente não consegui concordar com o gabarito.

  • tem duas opinioes no texto uma a favor e outra contra

    o Paradoxo é a oposiçao de ideias.

    questao boa. ;)

  • Também não consegui ver um paradoxo. A letra E me fez aumentar a dúvida, por abrir para outras possibilidades. Mas para haver paradoxo precisaria realmente ser contraditório, o que não houve no trecho destacado. O que há são ideias diferentes sobre o mesmo tema, o que não é uma contradição, são ideias plausíveis e que podem coexistir, não se contradizerem.

  • Num primeiro momento, pode-se pensar em antítese mas pelo texto associado, dá pra perceber que a favor e contra são ideias imcompatíveis entre si, uma exclui a outra, isto é, há uma subversão de ideias suficiente pra caracterizar o paradoxo.

  • Isso é uma ''Antítese'' idéias contrárias...

    Paradoxo são idéias que se anulam e não idéias contrárias!

  • Paradoxo, é uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica. Paradoxo, expressão de uma idéia contrastante e contraditória. Paradoxo, opinião contrária ao senso comum, desafia a lógica. No meu entendimento é a transmissão da opinião de dois grupos de pessoas, sendo um a favor e um contra. Particularmente não vi paradoxo no texto, se alguém puder grifar aonde está agradeço.