SóProvas


ID
5051227
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre as consequências da Guerra dos Emboabas para a povoação do Estado de Goiás, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A) Com o fim da guerra, houve uma migração em massa de pessoas que deixaram Goiás, despovoando-o. Errado o despovoamento aconteceu com o declínio da mineração em 1770.

    B) Após a vitória dos paulistas, muitos goianos emigraram para Minas Gerais em busca de ouro. Errado os paulistas que migraram para Goiás

    C) Com a derrota dos paulistas, os emboabas reivindicaram para si o território onde hoje se encontra o Estado de Goiás, iniciando sua povoação. Errado Goiás no início pertencia a Capitania de São Vicente São Paulo conseguiu sua emancipação apenas em 1749 não houve uma reinvindicação e sim um povoamento

  • A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, entre os paulistas e os forasteiros.

    Os bandeirantes paulistas, derrotados, se estabelecem nas regiões de Goiás e Mato Grosso, onde descobrem outras minas de ouro.

    A descoberta do ouro em Goiás aconteceu em 1725, após a guerra das emboabas.

    Gabarito: D

  • GAB.D

    1. A Guerra dos Emboabas, que aconteceu entre os anos de 1708 e 1709, envolveu paulistas e estrangeiros pelo domínio da exploração da região das minas.

    1. Os bandeirantes paulistas foram os primeiros a descobrir ouro na região e queriam ser os únicos a explorar a riqueza. Porém, com a chegada constante de pessoas vindas de outras regiões brasileiras e também de Portugal, a exclusividade bandeirante não se realizou.

    1. O sertão brasileiro começou a ser povoado, pois o litoral não trazia mais lucro com o açucar. A coroa portuguesa fez-se presente, dividiu as capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro e criou a Capitania das Minas de Ouro. Além disso, a cobrança de impostos passou a ser uma rotina para os exploradores da região. Era possível explorar os metais preciosos desde que se pagassem os impostos à coroa.

    1. Após a derrota dos emboabas, os paulistas foram para a região onde hoje é Goiás e Mato Grosso, descobrindo novas minas de metais preciosos e expandindo o ciclo do ouro para o oeste brasileiro.

    FONTE;https://brasilescola.uol.com.br/historiab/guerra-dos-emboabas

  • Gabarito: D

    A) Com o fim da guerra, houve uma migração em massa de pessoas que deixaram Goiás, despovoando-o. 

    Errado o despovoamento aconteceu com o declínio da mineração em 1770.

    B) Após a vitória dos paulistas, muitos goianos emigraram para Minas Gerais em busca de ouro. 

    Errado os paulistas que migraram para Goiás

    C) Com a derrota dos paulistas, os emboabas reivindicaram para si o território onde hoje se encontra o Estado de Goiás, iniciando sua povoação. 

    Errado Goiás no início pertencia a Capitania de São Vicente São Paulo conseguiu sua emancipação apenas em 1749 não houve uma reinvindicação e sim um povoamento.

    D) A derrota dos paulistas fez com que alguns deles migrassem para onde hoje se encontra o Estado de Goiás, em busca de ouro, iniciando a povoação do território.

    Certo Após a derrota dos emboabas, os paulistas foram para a região onde hoje é Goiás e Mato Grosso, descobrindo novas minas de metais preciosos e expandindo o ciclo do ouro para o oeste brasileiro.

  • Por outro lado, a Guerra do Emboabas teve como consequências: Separação das capitanias de Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. ... Os bandeirantes paulistas, derrotados, se estabelecem nas regiões de Goiás e Mato Grosso, onde descobrem outras minas de ouro. Gab: D

  • - A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709 pelo direito de exploração das recém-descobertas jazidas de ouro na região do atual estado de Minas Gerais, no Brasil;

    - A descoberta do ouro foi feita pelos bandeirantes paulistas, que se estabeleceram na região para a exploração das jazidas;

    - A notícia do ouro se espalhou, fazendo com que várias pessoas migrassem para a região. Essas pessoas eram chamadas pelos bandeirantes paulistas de emboabas;

    - Os bandeirantes paulistas queriam manter sua exclusividade na exploração do ouro, enquanto os emboabas estavam determinados a assumir o controle das minas;

    - O episódio considerado o mais violento da guerra aconteceu no início de 1709. Um grupo grande de paulistas foi encurralado pelos emboabas, que prometeram libertar os adversários caso eles se rendessem. No entanto, mesmo depois da rendição, os emboabas não respeitaram o acordo e mataram os paulistas. O acontecimento ficou conhecido como Capão da Traição;

    - A guerra terminou quando o governador do Rio de Janeiro, que era representante do rei português, viajou para a região. Lá chegando, manteve a administração criada pelos emboabas. Os paulistas se afastaram, indo procurar ouro em áreas que mais tarde formariam Goiás e Mato Grosso.

  • Em linguagem Leiga. Os paulistas acharam MUITO ouro nas minas gerais (1690). Pediram exclusividade na exploração pois ele arriscavam as vidas para desbravar o interior do país atrás de riquezas. Mas com a notícia muita gente queria aproveitar das minas e enriquecer , sobretudo os estrangeiros portugueses ( Emboabas) .Estima-se que 1/3 da população de portugal tenha vindo para colônia em busca de ouro. Pronto, CONFLITOs e ,GUERRA (1709)!

    Com a derrota dos Bandeirantes Paulistas, a maneira foi ir mais para o interior em busca de novas Minas de ouro, dando inicio ao povoamento do Mato grosso (1719) e depois Goiás (1725) Porém dessa vez com direto de exploração das minas, pois a coroa Precisava de pessoas que fossem fazer esse serviço pesado de explorar e povoar.

    Ao mesmo tempo, apoiar os "Emboabas = estrangeiros" também era interessante para a coroa portuguesa, pois dar títulos, posses de terras, uma parte dos lucros , foi uma maneira de não fortalecer os colonos, que com essa riqueza do ouro poderia vir a tentar a independência, o que aconteceu cerca de 80 anos depois com a inconfidência mineira (1789). A COROA GANHA EM TUDO , XEQUE MATE, SEM SE SUJAR. Deixe que briguem.

  • Aos não assinantes.

    Gab: D

    #PMGO

  • a) Com o fim da guerra, houve uma migração de pessoas em direção a Goiás, povoando-o. ITEM INCORRETO.

    b) Após a derrota dos paulistas, estes migraram para Goiás em busca de ouro. ITEM INCORRETO.

    c) Com a derrota dos paulistas, os emboabas reivindicaram para si o território onde hoje se encontra o Estado de Minas Gerais. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    Gabarito: D

  • Sobre as consequências da Guerra dos Emboabas para a povoação do Estado de Goiás, é correto afirmar:

    Alternativas;

    A- Com o fim da guerra, houve uma migração em massa de pessoas que deixaram Goiás, despovoando-o.

    B- Após a vitória dos paulistas, muitos goianos emigraram para Minas Gerais em busca de ouro.

    C- Com a derrota dos paulistas, os emboabas reivindicaram para si o território onde hoje se encontra o Estado de Goiás, iniciando sua povoação.

    D- A derrota dos paulistas fez com que alguns deles migrassem para onde hoje se encontra o Estado de Goiás, em busca de ouro, iniciando a povoação do território. GABARITO

  • GABARITO D)

    A Guerra dos Emboabas foi o primeiro conflito ocorrido na região das minas e envolveu bandeirantes, os primeiros que encontraram o metal precioso, e os estrangeiros, pessoas vindas de outras partes do Brasil e de Portugal. Os bandeirantes queriam a exploração exclusiva das minas, porém as pessoas que chegavam depois também deram início à exploração. A guerra aconteceu entre os anos de 1708 e 1709, sendo vencida pelos emboabas, ou seja, os estrangeiros. Logo após o conflito, a Coroa portuguesa decidiu intervir na exploração do ouro no Brasil, e os bandeirantes foram explorar a região de Goiás e Mato Grosso.

    EMBOABAS: A palavra emboaba tem origem indígena e significa “estrangeiro”, “forasteiro”. Durante o periodo colonial, emboaba era a denominação dada às pessoas que chegaram à região das minas, onde os paulistas haviam encontrado ouro, estabelecendo-se para explorar metais preciosos. Essa denominação tinha o sentido pejorativo durante o período colonial.