-
CORRETO! O documento de arquivo só tem sentido se relacionado ao meio que o produziu, pois eles atestam e comprovam as atividades do órgão ou instituição que os produziu ou que os recebeu no decorrer da realização de suas atividades. Portanto, seu conjunto deve retratar a estrutura e as funções do órgão gerador ou acumulador.
-
O item está correto.
Ao contrário dos documentos de biblioteca, por exemplo, que podem ser considerados como peças isoladas, a Teoria Arquivística prega que os documentos de arquivo possuem sentido completo quando inserido em seu conjunto. Um documento de arquivo deve ser visto como uma peça de um quebra-cabeças, tendo muito mais valor quando lógico desta forma, pois não se restam dúvidas sobre seu entendimento.
Fonte: Prof. Mayko Gomes (www.pontodosconcursos.com.br)
-
É só voçê pensar o seguinte:
O judiciário em sua maior parte produzirá documentos juridicos
A empresa x vai produzir em sua maior parte documento x
-
Principio da proveniência ou do Respeito aos Fundos: Este é o mais importante princípio da Arquivologia. Ele afirma que os documentos e arquivos originários de uma pessoa ou instituição devem manter sua individualidade, não podendo ser misturados com os arquivos de origem diversa. Como já aprendemos nesta aula, os documentos de arquivo são complementares, e possuem mais valor quando em seu conjunto. O arquivo deve refletir a organização e funcionamento de seu produtor, razão pela qual não deve ser alterado (ter documentos retirados ou acrescidos de forma indevida, ou misturados com os de outras pessoas ou instituições).
Fonte: Prof. Mayko Gomes (www.pontodosconcursos.com.br)
-
Não teria que ser "retratar a estrutura e as funções do órgão que PRODUZIU esse documento." ??
-
Questão claramente fazendo referência ao Princípio da Organicidade.
-
Nelson Junior, o termo acumulação pode ser usado tanto para arquivo como para coleção. Porém, existe a acumulação natural, q diz respeito ao arquivo e a acumulação artificial q diz respeito a coleção.
Espero ter esclarecido a dúvida.
-
Comentário:
Pois bem. Esta questão quer saber se você entendeu a
matéria. Ela trabalha com os princípios da proveniência e da organicidade ao
mesmo tempo. Lembre-se que o arquivo, através da gradual acumulação de
documentos ao longo do tempo, passa a representar a estrutura de onde estes
documentos provêm.
Vamos rever as definições, começando pela proveniência:
“Os arquivos originários de uma instituiçãoou pessoa devem manter sua
individualidade, sem jamais se misturarem aos de origemdiversa.”
E agora, organicidade:
“Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das
atividades da entidade produtora”.
Como vimos, os documentos perdem muito de seu valor probatório quando
separados, razão pela qual a necessidade mencionada pela questão de que
estejam se relacionando “com os meios que o produziu”.
Item Certo.
-
Gabarito Correto
Observe que esta questão se relaciona principalmente ao assunto relativo aos princípios da Arquivologia. A afirmação se refere ao princípio da ORGANICIDADE, segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas. Deve-se sempre considerar que o documento de arquivo guarda uma relação intrínseca com seu organismo produtor, daí o princípio da ORGANICIDADE.
Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª Ed
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
Princípio da organicidade
-
GABARITO CERTO.
O documento tem de ter inter-relacionamento e o seu conjunto tem de tratar a estrutura e as funções do órgão – isto é, ele tem de estar relacionado com as atividades deste órgão. Trata-se de organicidade.
Segundo a organicidade, tenha em mente que o documento de um arquivo é decorrente de uma atividade; logo, o conjunto documental reflete o órgão produtor.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida.