SóProvas


ID
505477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Planejamento e controle são etapas importantes no
acompanhamento de edificações, principalmente no que se refere
a elaboração e acompanhamento de orçamentos. Para tanto, são
utilizadas técnicas e conceitos que permitem certa homogeneidade
nos resultados. Com relação a análise orçamentária, julgue os itens
subseqüentes.

Despesas com material de proteção contra acidentes no trabalho e fôrmas reaproveitáveis para concreto são classificadas como custos diretos de produção.

Alternativas
Comentários
  • Custos Indiretos são aquelas despesas que não estão diretamente envolvidas com a produção da obra, como as despesas da administração central, custos financeiros, tributos, etc.
  • Os custos em relação ao produto podem ser diretos e indiretos
    Os custos em relação ao volume podem ser fixos ou variáveis.
     
    Despesas com material de proteção contra acidentes de trabalho e fôrmas reaproveitáveis para concreto são classificadas como custos indiretos de produção.
  • Não seria as fôrmas reaproveitáveis diretos e os equipamentos de proteção indiretos???
  • Eu tenho um livro que diz que o gasto com EPI e EPC são custo diretos e que devem ser calculados a partir de médias anuais de uso. Sem falar que as bandejas de proteção contra quedas de materiais, por exemplo, estão incluidas no custo da administração local, que estão nos custos diretos também. Então essa questão deveria ser anulada ao meu ver.
  • gabarito: ERRADO

     

    O pulo do gato está na especificação da abrangência do custo direto da assertiva: "custos diretos de produção"

    Produtos de NRs (EPIs, CIPA, PCMAT, SESMT, telas de proteção, bandejas de proteção, fôrmas de proteção, vestuário, bebedouro, extintores, etc.) não produzem nada, não sendo custo direto de produção

     

  • Segundo Limmer (1997), custo direto é o gasto feito com insumos como mão de obra, materiais, e ainda, equipamentos e meios, incorporados ou não ao produto.
    Por esta definição, os materiais de proteção contra acidentes de trabalho não seriam nem insumo nem meio de produção para a execução de um serviço.
    Prof. Marcus V. Campiteli
     

  • Há custos que podem ser diretos da obra e serem custos indiretos de produção.
    Um exemplo é o custo de uma betoneira. A betoneira possui um custo mensal e
    basta sabermos o tempo de duração da obra para obtermos seu custo total. Para a
    obra é um custo direto
    , sendo considerado como equipamento da administração
    local. Contudo, não se incorpora ao produto acabado. Logo, é um custo indireto
    de produção.

     

    Fonte: Ponto dos concursos

     

  • Concordo com o colega @Canal Marrento. 

     

    Pessoal, devemos tomar cuidado para não confundir os conceitos de despesas indiretas e custos indiretos, as bancas adoram esses conceitos. Aprendi do pior modo possível, errando em um concurso público, esses erros me custaram algumas colocações que podem me deixar fora do seleto grupo de nomeados, mas faz parte do show e a vida segue. 

    Deixo aqui as questões que errei na prova da IBFC, pois acho que elas são alto explicativa e ótimas para o entendimento dos conceitos: Q796257, Q796254 e Q796255.

     

    Em suma:

    Custos indiretos: "É o somatório de todos os gastos com elementos coadjuvantes necessários à correta elaboração do produto ou, então, de gastos de difícil alocação a uma determinada atividade ou serviço, sendo por isso, diluídos por certo grupo de atividade ou mesmo pelo projeto todo. Não não aplicados diretamente na execução, mas são necessários para a execução total dos serviços."  

    Despesas indiretas: São as despesas que oneram o contratato e estão no BDI (Administração central, impostos...); 

     

     

  • Cuidado ao responder as questões antigas do CESPE, apesar do gabarito estar Errado (segundo a CESPE), atualmente essa questão estaria CERTA, com base no Manual do SINAPI, vejamos:

    Do Manual SINAPI Metodologias e Conceitos, temos: 

    Os Custos Diretos.: Resultado da soma de todos os custos dos serviços necessários para a execução física da obra, obtidos pelo produto das quantidades de insumos empregados nos serviços, associados às respectivas unidades e coeficientes de consumo, pelos seus correspondentes preços de mercado.  

    • Nestes custos estão os materiais, equipamentos e mão de obra – acrescida dos Encargos Sociais aplicáveis, equipamentos e os Encargos Complementares: EPI’s, transporte, alimentação, ferramentas, exames médicos obrigatórios e seguros de vida em grupo.

    As referências da banca mudam com um tempo. Cuidado ao responder essas questões. Acredito que esses comentário deveriam ser atualizados e além de mostrar o gabarito da banca o prof. deveria colocar o entendimento atual da Cespe.

    Espero ter ajudado

    @engenheiro.da.madrugada