SóProvas


ID
5054809
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de 35 anos de idade refere-se a início de tosse produtiva, febre baixa, sudorese (principalmente à noite) e perda ponderal não mensurada há um mês. Relata também episódios de vômitos após ingesta alimentar há aproximadamente duas semanas e nega dor torácica, hemoptise e diarreia. Ao exame físico, constatam-se os seguintes resultados: RER; FR = 24 ipm; FC = 90 bpm; e PA = 120 mmHg × 70 mmHg. Quanto ao aparelho respiratório, nota-se MV rude e diminuído em base direita e abolido em base esquerda, observando-se creptos, roncos e sibilos bilaterais. Acerca do aparelho cardiovascular, percebe-se BNFT em 2T sem sopros ou desdobramentos. Verificaram-se abdome plano, flácido, indolor, sem visceromegalias, RHA +; sem rigidez de nuca; Glasgow 15; extremidades frias; e edema +/4+ em MMII.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Outra possibilidade de fazer o diagnóstico da tuberculose nesse paciente seria o teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) em amostras de escarro de adultos. Ele também detecta a resistência à rifampicina, com uma sensibilidade de 95%, além de o resultado sair em duas horas; porém, o TRM-TB não está disponível em nenhuma unidade da rede pública no País.

Alternativas
Comentários
  • O TRM-TB está indicado, prioritariamente, para o diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes. Sua sensibilidade em amostras de escarro de adultos é de cerca de 90% sendo superior à da baciloscopia. O teste também detecta a resistência à rifampicina, com uma sensibilidade de 95%.

    O TRM-TB está indicado nas seguintes situações:

    • Diagnóstico de casos novos de TB pulmonar e laríngea em adultos e adolescentes incluindo as populações de maior vulnerabilidade;
    • Diagnóstico de TB extrapulmonar nos materiais biológicos já validados;
    • Triagem de resistência à rifampicina nos casos de retratamento e nos casos com suspeita de falência ao tratamento da TB.

    http://telessaude.ba.gov.br/quais-as-principais-indicacoes-do-trm-tb-e-da-baciloscopia-de-escarro-no-diagnostico-e-acompanhamento-da-tuberculose/