No trecho apresentado são apresentadas as obrigações dos servos - trabalhadores do campo, na Europa Ocidental, especialmente – embora não apenas – entre os séculos IX e XI. É possível, pelo trecho, a caracterização fundamental da vida na época explicitada, marcada pela hierarquização social baseada na propriedade da riqueza fundamental : a terra.
O trecho é bastante claro e permite a localização tempo/ espaço / fundamentos da sociedade necessária à indicação da alternativa correta. É uma questão que alia memorização e interpretação, usando conceituação marxista.
Uma das alternativas nomeia o modelo de sociedade descrito no excerto :
A) INCORRETA – O regime de padroado foi a associação entre a coroa portuguesa e a Igreja Católica que existiu nos chamados Tempos Modernos na Europa Ocidental , mais ou menos entre os séculos XV e XVIII.
B) CORRETA – O extrato de texto refere-se ao período entre os séculos IX e XIII, quando existiu, primordialmente na Europa ocidental, uma estrutura social ruralizada, com economia natural e profundamente hierarquizada: o chamado sistema feudal ou Feudalismo .
C) INCORRETA – Mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas que marcou a vida de Estados europeus entre os séculos XV e XVIII.
D) INCORRETA – Capitalismo comercial é um conceito que não é aceito por todos os historiadores e refere-se ao período mercantilista, que não é o que está descrito no extrato de texto.
E) INCORRETA – O conceito supõe uma análise histórica de caráter marxista . E não é caracterizado pelo que está descrito no trecho. Nesse modo de produção os bens eram fabricados pela população – sendo o trabalho compulsório - e uma parte deles era confiscada pelo Estado por meio de tributos.
Gabarito do Professor: Letra B.