SóProvas


ID
5055844
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).

Alternativas
Comentários
  • Avante PMPR #pertenceremos!

  • gabarito letra A

    A) Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica. ✔

    A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real. O movimento, porém, foi descoberto antes do dia marcado para a eclosão por conta de uma delação e seus líderes foram presos e condenados.

    B) Desejava restabelecer a cobrança do Quinto, encerrada por D. João, Príncipe Regente. ➡ errado: a treta era com a "derrama" : cobrança de impostos ‘’atrasados (1500 quilos de ouro)

     

    C) A proclamação da República e a Abolição da Escravatura estavam entre os seus principais ideais. ➡ errado, a abolição da escravatura era proposta da conjuração baiana, não da inconfidência mineira.

    D) O restabelecimento da autoridade da Rainha D. Maria I, ameaçada pela expansão do Iluminismo foi uma das suas principais motivações. ➡ errado: Libertação de Minas Gerais do domínio português-separatista

    Propostas:

    -Instalação de manufaturas nas Gerais

    -Criação de Universidade pública em Vila Rica

    -PROCLAMAÇÃO DE UMA REPÚBLICA

    E) Foi um movimento popular, nascido entre os escravos alforriados, pequenos proprietários e profissionais liberais (ourives, dentistas etc.) e membros da Igreja. ➡ errado: movimento ELETISTA COM Influência de propostas iluministas herdadas da Europa 

    BONS ESTUDOS

  • Só os papiro para pmpr em kkkk

    • Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é como ficou conhecida a revolta de caráter separatista que estava sendo organizada na capitania das Minas Gerais no final do século XVIII. Essa revolta foi organizada pela elite socioeconômica de Minas Gerais e acabou sendo descoberta pela Coroa portuguesa antes de ser iniciada. Tiradentes foi um dos envolvidos nessa revolta.
    • Motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
    • O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real

    Bons estudos...

  • Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica.

    Conjuração Mineira (Inconfidência Mineira).

    Características:

    Separação do território= movimento de caráter separatista

    Liberação econômica e política

    Ideias iluministas

    proclamar uma República independente

  • A de amor pela pátria.

  • Avante pmpr (um dia a prova será realizada)

  • GAB. A

    PM-PR na veia.

  • a) Pretendia a separação do território das Gerais, a liberdade política e econômica.

    b) Desejava restabelecer a cobrança do Quinto, encerrada por D. João, Príncipe Regente. (Ele não encerrou o quinto, ao contrario, aumentou ainda mais os impostos, o que potencializou ainda mais a crise do ouro.)

    c) A proclamação da República e a Abolição da Escravatura estavam entre os seus principais ideais. (A inconfidência mineira era elitista e não entrou nos méritos abolicionistas.)

    d) O restabelecimento da autoridade da Rainha D. Maria I, ameaçada pela expansão do Iluminismo foi uma das suas principais motivações. ( Nesse período 1789, a Rainha Louca ainda reinava em Portugal.)

    e) Foi um movimento popular, nascido entre os escravos alforriados, pequenos proprietários e profissionais liberais (ourives, dentistas etc.) e membros da Igreja. (tudo esta errado, foi elitista.)

  • PMPR 2021!

  • A) Correta.

    B) Quinto não havia sido retirado, ou seja, não tem como reestabelecer algo que nem foi retirado.

    C) Não havia uma pauta sobre abolição da escravatura.

    D) Rainha não havia perdido seu posto.

    E) Tudo errado.

    APMBB

  •  ✅ LETRA "A"

    Acerca da questão de sentimento de unidade territorial, nem durante a independência do Brasil havia esse sentimento. É interessante como Emilia Viotti da Costa trouxe em sua obra "Da monarquia à república" que a unidade territorial se manteve durante a independência unicamente por um medo de uma recolonização.

    É fácil imaginar pois a Elite agrária brasileira estava interessada em seus próprios territórios, as minorias como os escravos, mestiços indígenas e etc não tinha perspectiva alguma a não ser sua liberdade e aquela população branca e pobre nem se quer imaginava o contexto da independência do Brasil.

  • avante PMES!!