SóProvas


ID
5056378
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

“O governo imperial [...] esmagou a nossa principal indústria, vexando-a ainda mais. [...] Repetidas reclamações de nossa parte sobre este assunto foram constantemente desprezadas pelo governo imperial [...]. Um só recurso nos restava, um único meio se oferecia à nossa salvação; e este recurso e este meio único era a nossa independência política e o sistema republicano [...].”
Manifesto dos Farrapos, Piratini, 1838. In: PESSOA, R.C. A ideia republicana no Brasil através dos documentos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1973. pp.21-31.

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, foi a mais longa rebelião do Brasil Império, estendendo-se de 1835 a 1845.
Entre as causas da insatisfação dos rebeldes, estava

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

    A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca). Esse produto era voltado para o consumo interno e era usado como base da alimentação dos escravos, sobretudo no Sudeste.

    A insatisfação dos estancieiros manifestava-se basicamente porque o charque produzido no Rio Grande do Sul recebia maior taxação fiscal do que o charque estrangeiro, produzido no Uruguai e na Argentina. Isso fazia com que o produto brasileiro ficasse mais caro que o estrangeiro. Além disso, a reivindicação dos estancieiros (maior taxação sobre o charque estrangeiro) era ignorada pelo governo havia tempos.

    Outras razões também explicam o descontentamento dos gaúchos: o imposto cobrado sobre o gado que circulava na fronteira Brasil–Uruguai; a criação da Guarda Nacional; e a negativa do governo em arcar com os prejuízos causados no gado por uma praga de carrapatos em 1834.

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • LETRA D. Os demais colegas já destrincharam muito bem o tema e a alternativa da questão. Então gostaria de deixar um paralelo entre as Revoltas da Cabanagem e a Farroupilha, pois foram grandes revoluções de polos sociais diferentes. É interessante vermos como sempre foi a reação do governo, desde o período colonial, entre as revoluções elitistas e as revoluções de classes mais pobres.

    Enquanto na farroupilha houve uma negociação entre os revoltosos e o governo central, que atendeu a maioria de suas exigências (taxação do charque estrangeiro 25%; Anistia aos revoltosos; Revoltosos anexados ao exército imperial com as mesmas patentes, etc) em contra partida com os desfechos da Cabanagem ocorrida no Grão-Pará que teve um desfecho de 40.000 mortos