SóProvas


ID
5056921
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza, desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente desconfiada e fala que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária, dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida. Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.  

Trata-se de uma síndrome psicótica, quadro em que é importante considerar a esquizofrenia como diagnóstico diferencial.

Alternativas
Comentários
  • Temos dentro do espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, o Transtorno Psicótico Breve que tem como critérios diagnósticos 4 fatores (sendo que 1 ou mais devem ser apresentados pelo paciente) , sendo eles delírio, alucinação, comportamento grosseiramente anormal e discurso desorganizado. E devem ter duração de 1 dia á um 1 mês. Além disso, também temos a Esquizofrenia que possui 5 critérios diagnósticos: delírio, alucinação, comportamento motor grosseiramente anormal, sintoma negativo e discurso desorganizado, sendo necessário apresentar dois ou mais e com duração de mais de 6 meses.

    Devido suas semelhanças de critérios diagnósticos no DSM-5 elas são colocadas como possibilidade para um diagnóstico diferencial.

    Sendo assim: CERTO