Trata-se do reconhecimento da receita extraorçamentária.
Conforme o MCASP 8ª, "Ingressos Extraorçamentários são receitas que não integram o orçamento público e constituem passivos exigíveis do ente, de modo que o pagamento não está sujeito à autorização legislativa. Isso ocorre porque possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público".
➥ Resumo da receita extraorçamentária:
⇢ São recursos financeiros de caráter temporário;
⇢ Estado é mero agente depositário.
⇢ Sua devolução não se sujeita a autorização legislativa: não integram LOA.
⇢ Constituídos por ativos e passivos exigíveis: não têm reflexos no PL;
São exemplos: depósito em caução, antecipação de receitas orçamentárias (ARO), consignações diversas, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
➤ Resolução: Sobre a receitas extraorçamentárias, está correto o que se afirma apenas em:
I- Incorreto- Não integram o orçamento público.
II- Correto- As entradas provocam alterações do patrimônio financeiro, pois se refere à permuta (aumenta ativo financeiro e passivo financeiro na mesma proporção). No entanto, não modificam o seu saldo.
III- Incorreto- Constituem numerários que possuem caráter temporário.
IV- Correto- No momento do ingresso, o Estado é apenas considerado seu depositário, gerada uma elevação equivalente de valor no ativo e no passivo, ambos financeiros, mantendo inalterado o saldo patrimonial financeiro.
Gabarito: Letra D.
Boa questão, inteligente!
Sobre as assertivas corretas.
Sabemos que as receitas extraorçamentárias são entradas compensatórias, pelo aumento simultâneo de ativo e passivo financeiro, assim classificado já que independe de autorização orçamentária.
§ 1º O Ativo Financeiro compreenderá os créditos e valoresrealizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
§ 3º O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas e outras pagamentoindependa de autorização orçamentária
Esses, são responsáveis pela formação ou não do superávit financeiro:
a.Superávit Financeiro–a diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugando-se, ainda, os saldos dos créditos adicionaistransferidos e as operações de créditos neles vinculadas. Portanto, trata-se de saldo financeiro e não de nova receita a ser registrada.
Dessa maneira, a entrada de receita extraorçamentária provoca alteração no Patrimônio Financeiro, no momento em que aumenta o valor do ativo, porém não modifica o seu saldo, uma vez que tem igual valor correspondente no passivo. (II - VERDADEIRA)
Consequentemente, o saldo patrimonial financeiro mantém-se inalterado. (IV - VERDADEIRO)