SóProvas


ID
5058766
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Certa mulher, estudante de 20 anos de idade, portadora de doença falciforme (SS), foi admitida na unidade de terapia intensiva (UTI) por síndrome torácica aguda grave (STA) com hipertensão pulmonar. Ela já havia recebido múltiplas transfusões não fenotipadas (> 60 concentrados de hemácias desde os 5 anos de idade), não tinha histórico de imunização anterior e não utilizava hidroxiureia. A paciente possui história de três internações hospitalares anuais por complicações da doença falciforme.


Com relação a esse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 

A transfusão de hemácias fenotipadas é indicada somente em pacientes pediátricos ou adultos jovens com ausência de aloimunização ou politransfusão.

Alternativas
Comentários
  • gab errado

    • por 2 motivos está errada:
    1. a transfusão com as células raras (fenotipagem/expressão rara) é feita sempre q necessário. ex: hemorragia em cirurgia, acidente de carro, anemias graves... independe da idade, sexo, etc
    2. na presença de aloimunizaão e muitas transfusões (o mesmo que politransfusões) é que se faz esse tipo de transfusão com células apropriadas ao q a pessoa tem no seu organismo
    • Aloimunização é a formação de anticorpos quando há a exposição do indivíduo a antígenos não próprios, como ocorre, por exemplo, na transfusão de sangue incompatível e nas gestantes, cujos fetos expressam em suas células sanguíneas antígenos exclusivamente de origem paterna.