Segue esse resumo para que vc tenha uma visão geral da departamentalização:
DEPARTAMENTALIZAÇÃO
FUNCIONAL: É a mais conhecida e utilizada forma nas organizações, sejam elas públicas ou privadas. As pessoas são agrupadas de acordo com a semelhança das atividades, das habilidades e dos recursos disponíveis para as funções ou especialidades das empresas
PRODUTO: Os departamentos são divididos por tipo de produto ou serviço. Este sistema é escolhido pelas instituições quando os produtos e serviços oferecidos são muito diferentes uns dos outros e demandam uma atuação muito específica
CLIENTE: Neste tipo de departamentalização, o cliente é que é enfatizado. Quando a organização detém clientes com necessidades muito específicas, este modelo pode ser escolhido. Uma divisão muito comum é entre clientes pessoa física (indivíduos) e clientes pessoa jurídica (empresas).
GEOGRÁFICA: A gestão da empresa, nestes casos, pode ser maximizada com uma departamentalização geográfica (ou territorial).
PROCESSO: Os departamentos são agrupados em torno dos seus processos-chave. De acordo com Chiavenato, este tipo de departamentalização é mais utilizado nos níveis mais baixos da hierarquia, relacionados com as áreas de produção e logística.
PROJETOS: Essa departamentalização pode ser feita em empresas que focam suas atividades em alguns projetos de grande porte e com longa duração. Não deixa de ser um tipo de departamentalização temporário, pois cada projeto tem um prazo para ser finalizado.
✅Letra B
Departamentalização por PROJETOS = É temporário, flexível, complexo, alto grau de responsabilidade, grande investimento e alto risco, não necessariamente será de curto prazo, esforço temporário empreendido para obter um produto ou serviço exclusivo.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Erros? Só avisar!!
BONS ESTUDOS E GARRA NO TREINO!!!!!