O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares.
O plano de unidade, ou unidade de ensino, é uma previsão mais específica e analítica do trabalho a ser desenvolvido durante um determinado período/tempo. Cada aluno deve perceber cada objetivo como seu objetivo, para que de fato, se engaje no processo ensino-aprendizagem.
Um plano de aula é um instrumento de trabalho do professor, nele o docente especifica o que será realizado dentro da sala, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado dos alunos.
GABARITO - LETRA A'
A QUESTÃO É BASTANTE CLARA! ESTÁ VOLTADA PARA SABERMOS QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PLANOS DE ENSINO (DENTRO DA REALIDADE ESCOLAR), OS PRINCIPAIS E QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DO TRABALHO DOCENTE SÃO ELES:
1- PLANO DE CURSO.
É um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem concernentes às unidades escolares)
2- PLANO DE ENSINO/UNIDADE DE ENSINO
O Plano de Ensino é o registro do planejamento das ações pedagógicas a serem executadas numa disciplina curricular num determinado período letivo. Ele orienta o trabalho docente, facilitando a realização daquilo que foi previamente programado. Ou seja, é com base no plano de ensino que o professor prepara suas aulas.
3- PLANO DE AULA. (detalhamento da ação do professor para alcançar objetivos e habilidades de seus alunos, ELE ESTÁ DENTRO DO PLANO DE ENSINO).
Segundo Gama e Figueredo:
“O professor, ao realizar seu planejamento de ensino, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do trabalho escolar, não permitindo que as atitudes propostas percam sua essência, ou seja, o seu trabalho a ser realizado encaixa-se em uma sequência, uma linha de raciocínio, em que o professor tem a real consciência do que ensina e quais os objetivos que espera atingir, para que nada fique disperso ao acaso. (s/d, p.07)”