SóProvas


ID
5062297
Banca
URI - Santo Ângelo
Órgão
Prefeitura de Santo Ângelo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com o advento da Transição Epidemiológica, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) tornaram-se progressivamente mais prevalentes ao longo do último século e representam hoje a maior carga de doença no Brasil e no mundo. Em 2008, as DCNT representaram 63% de todas as causas de morte no mundo, sendo que 80% dessas mortes ocorreram em países de renda baixa e média (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2011a). No Brasil, as estatísticas também são alarmantes: em 2007, 72% das mortes foram ocasionadas em decorrência dessas patologias.

Considerando as DCNT e sua relação com o tabagismo, assinale a única alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e sua relação com o tabagismo.

    A)
    Incorreto. As principais doenças não crônicas transmissíveis decorrentes do tabagismo são: doenças cardiovasculares, neoplasias e diabetes mellitus. A Hepatite B e C são doenças infecciosas e parasitárias, ou seja, causadas por um microrganismo, não sendo portando consideradas DCNT, pois elas são transmissíveis.

    B)
    Correto. Os principais fatores de risco preveníveis para o desenvolvimento das DCNT são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, as dietas inadequadas e a inatividade física. Por esse motivo é essencial a mudança de estilo de vida para melhoria da condição de saúde.

    C)
    Incorreto. O tratamento para cessação do tabagismo está entre as intervenções que apresentam a melhor relação custo-benefício, pois associam uso de medicamentos e mudança de comportamentos. Estão semelhantes aos tratamentos direcionados para hipertensão arterial leve a moderada que também associam uso de medicamentos e mudança de comportamentos como melhora da alimentação, realização de atividade física, cessação do tabagismo e etilismo.

    D)
    Incorreto. A prevalência de tabagismo é consistentemente superior no sexo masculino, na raça/cor negra (e não branca) e na região rural (e não urbana). Isso esta associado e relacionado por alguns autores a menor escolaridade e acesso a informação, assim como ao acesso aos serviços de saúde.

    Resposta do Professor: B.