SóProvas


ID
5062864
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Erupções de água: como os gêiseres se formam?

    Um gêiser é uma fonte termal que ________ água periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo. O nome gêiser é derivado de Geysir, o nome de uma fonte localizada na Islândia. Em islandês, geysir significa jorrar.
    O gêiser surge quando a água da superfície (chuva ou neve derretida) penetra no subsolo e entra em contato com rochas vulcânicas muito quentes. Aí, a água vai aquecendo aos poucos. Quando atinge 100 graus Celsius, a pressão aumenta e parte da água é transformada rapidamente em vapor. No estado gasoso, a água ocupa um volume até 1.500 vezes maior – por isso, tende a escapar para fora dos reservatórios. Depois, a pressão alivia e o sistema subterrâneo volta a encher de água, que vaporiza e ganha força para uma nova erupção!
    As erupções da maioria dos gêiseres ocorrem com espaçamentos irregulares. As pausas podem durar minutos e até anos. O período de duração da erupção também é diferente: pode variar de segundos a horas. A altura da coluna ________ entre um metro e 100 metros, e a quantidade de água que é jorrada varia de poucos litros até dezenas de milhares de litros. Tudo isso depende da temperatura, da quantidade e da velocidade das correntes de água subterrânea e do tamanho do gêiser.
    O surgimento do gêiser depende de vários fatores naturais, como quantidade, temperatura, distribuição e movimento das águas infiltradas e das rochas que abrigam a água. Assim, o regime periódico de um gêiser só se mantém se as erupções não destruírem as condições para que as próximas ocorram. Poucos lugares reúnem as características necessárias.
    Em todo o planeta, existem menos de mil gêiseres. O Parque Nacional de Yellowstone, em Wyoming (Estados Unidos), abriga mais de 300 deles. A maioria dos gêiseres conhecidos está localizada na Nova Zelândia, Islândia, Japão, Chile, Rússia e Estados Unidos. Também há gêiseres no Peru, Açores, Quênia, Bolívia e México.

https://recreio.uol.com.br/natureza/... - adaptado

Em conformidade com o texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) Vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo são exatamente os locais em que costumam aparecer gêiseres.

(---) Os espaçamentos das erupções da maioria dos gêiseres são regulares.

(---) Varia de segundos a horas o período de duração da erupção de um gêiser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo são exatamente os locais em que costumam aparecer gêiseres. -> Certa

    Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo

    Os espaçamentos das erupções da maioria dos gêiseres são regulares. -> Errada

     As erupções da maioria dos gêiseres ocorrem com espaçamentos irregulares.

    Varia de segundos a horas o período de duração da erupção de um gêiser -> Certa

    O período de duração da erupção também é diferente: pode variar de segundos a horas

  • Fiquei confusa!!

    Regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos é a mesma coisa que exatamente os locais que têm vulcões ativos?

    "exatamente

    advérbio

    1. 1. com rigor, com exatidão; nem mais, nem menos; precisamente."

  • Assertiva C

    C - E - C.

    (---) Vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo são exatamente os locais em que costumam aparecer gêiseres.

    (---) Os espaçamentos das erupções da maioria dos gêiseres são regulares.

    (---) Varia de segundos a horas o período de duração da erupção de um gêiser

  • Complementando as resposta dos colegas de uma maneira mais compreensiva:

    Quando o autor quis dizer no texto "Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos ou onde há muito calor subterrâneo" e ao separar a frase, entendo que seria certo compreender da seguinte maneira "Ele costuma aparecer em regiões onde há muito calor subterrâneo" ou seja, exatamente nessas Regiões, ficando a assertiva certa ao afirmar com a palavra "exatamente" ou "Ele costuma aparecer em regiões próximas aos locais onde existem vulcões ativos"

    Espero ter ajudado.

  • Ele costuma aparecer em regiões próximas...

    Cabe aqui a seguinte reflexão: nem todo gêiser aparece nessas mesmas condições, pois costume ventila a ideia de habito, opção. Por outro lado o adverbio exatamente pressupõem algo certo, imutável.

    Essa merecia um Recurso.