SóProvas


ID
5063104
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Jacundá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ainda é muito comum em sala de aula, e foi uma constante nos livros didáticos de História da década de 1980, a difusão da ideia de que a Inconfidência Mineira (1789) teve seus envolvidos presos e seus bens apreendidos pela Coroa Lusitana. A imagem que ficou foi a de desbarato de fortunas e da tradição violenta por parte das autoridades portuguesas. Uma historiografia mais recente sobre o tema revela:

Alternativas
Comentários
  • Que alguns participantes do movimento conseguiram se reerguer em colônias portuguesas na África, como fora o caso de Tomás Antônio Gonzaga, na condição de advogado.

  • NUNCA VI SOBRE ISSO.

  • Tomás Antônio Gonzaga, por seu papel na  ou Conjuração Mineira (primeira revolta pró-independência), trabalhando junto a outros personagens dessa revolta como: Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga e Alvarenga Peixoto,  e  é acusado de conspiração e preso em 1789, cumprindo sua pena de três anos, parte em Fortaleza , parte na Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro, tendo seus bens confiscados. Em 1792, sua pena é comutada em degredo, a pedido pessoal de D. Maria I .Assim, foi enviado a Moçambique a fim de cumprir sua pena de dez anos.

    No país africano trabalha como advogado e hospeda-se em casa de abastado comerciante de escravos, vindo a se casar em 1793 com a filha dele com quem teve dois filhos, vivendo depois disso, durante quinze anos, rico e considerado, até morrer em 1810.