A) Correta. É preciso enxergar um aquífero como uma comporta de água. Porém, mais do que isso, faz-se necessário que o candidato tenha a capacidade de entender: não há uma comporta formada do nada -> As estruturas geológicas permitem que a água infiltrada e, posteriormente, percolada associem-se nas regiões. Não são todos os aquíferos acessíveis, porém, há sim os que ligam atividades humanas que vão desde o turismo até a pecuária.
B) Incorreta. Águas Superficiais: se são águas superfícies, como podemos afirmar que os aquíferos possuem águas subterrâneas? O texto da alternativa induz o candidato a pensar que está correta, quando fala de agentes internos, energia geotérmica... Mas, faz-se necessária a sútil, porém simples interpretação do termo SUPERFICIAL.
C) Incorreta. Então quer dizer que os animais conseguem penetrar grandes profundidades com a língua e matam a sede? Pessoal, atenção para as coisas simples da vida: dessedentação. Quem é sedento? Quem tem sede.
D) Incorretíssima. Ações do vento e formação de aquíferos não possuem uma relação direta. Poderíamos até pensar em falar sobre massas de ar, ok, mas quando o texto cita: areia na superfície (??)
E) De fato, não é comum ver por aí uma pessoa lavando roupa num aquífero, mas afirmar que impossibilita seu uso, direto ou não, para atividades humanas é o famoso caso de generalizar.
EsPCEx 2022
O uso de recursos hídricos é tema complexo e recorrente em provas e deve ser estudado a partir de aspectos como a disponibilidade, o uso e o destino da água após sua utilização. Recurso já em falta em diversas partes do mundo, no Brasil ainda é muito disponível só que de forma bastante desigual. Sobre os aquíferos buscamos a alternativa correta.
A) A localização demonstrada no texto associado indica que trata-se de água subterrânea já que não existem corpos hídricos superficiais com essa extensão e localização. Como se trata de água subterrânea sua movimentação ocorre em função da superfície onde há a recarga através da chuva assim como seu uso que desde que não supere a capacidade de reposição não oferece riscos de desabastecimento.
B) Aquíferos não possuem relação com vulcanismo que sequer ocorre nas áreas citadas no texto associado.
C) Aquíferos são a principal forma de abastecimento em diversas cidades e sua extração não é tão complexa e cara quanto citado.
D) A formação de aquíferos depende de uma sequência de eventos geológicos que não possuem relação direta com o vento e sua extração é relativamente simples.
E) Calçadas e praças não devem ser lavadas por conta de se evitar o desperdício de água, enquanto que utilizar as águas de aquíferos não é atividade de alta complexidade como a extração de petróleo.
GABARITO DO PROFESSOR: A