São clássicas e recorrentes as questões que unem clima, vegetação e relevo na análise das características físicas do espaço já que estes são os critérios utilizados pelos especialistas para produzir seus estudos. Assim é necessário compreender a relação entre estes aspectos no território brasileiro. As formações vegetais não são uniformes nem estão demarcadas no território e isto significa que existem áreas de transição entre elas. Sobre as mudanças do Cerrado pra mata Atlântica buscamos a opção correta.
A) Galhos tortuosos é característica de vegetação de Cerrado e deve diminuir em área de transição Cerrado-Mata Atlântica.
B) Folhas largas é característica de vegetação de Mata Atlântica e deve aumentar no tipo de transição que buscamos.
C) Galhos tortuosos são para acessar melhor a água subterrânea e é característica de vegetação de Cerrado sendo correto diminuir na transição que buscamos, enquanto que folhas largas servem para aproveitar melhor a umidade e insolação características de Mata Atlântica e devem aumentar na transição citada no enunciado.
D) Epífitas são plantas que se se desenvolvem sobre outra plantas sem parasita-las e são bastante comuns na Mata Atlântica, enquanto que adaptação a queimadas é característica de vegetação do Cerrado.
E) Esta primeira está correta já que é uma característica de vegetação de Cerrado que está diminuindo, mas adaptação a queimada deveria reduzir e não aumentar na transição para Mata Atlântica.
GABARITO DO PROFESSOR: C