SóProvas


ID
5063347
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de "Período Regencial". Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, tipifica

Alternativas
Comentários
  • A Cabanagem foi um dos maiores massacres que o país já viu. Não há como considerar que o maior destaque para o evento foi: o pobre querendo algo, mas o Estado agindo de forma a inibir qualquer tentativa de ascensão social. Retenção de direitos, privação dos acessos, além de um autoritarismo disfarçado de proteção à nação. A única alternativa coesa é a letra E

    EsPCEx 2022

  • CARÁTER VIOLENTO, SIMPLESMENTE FOI O MAIOR MASSACRE QUE JÁ OCORREU NO BRASIL.

    OBS (FOI O 1° MOVIMENTO POPULAR A CHEGAR AO PODER)

  • É importantíssimo dar uma estudada nas revoltas populares que ocorreram no país e suas consequências. A cabangem foi uma das maiores que aconteceu, tendo como causa o abandono daquela região que estava em uma situação de extrema pobreza.

  • A partir do momento em que a regência una de Aráujo Lima assume o poder, de cunho liberal moderador (conservador), cria-se a Lei interpretativa do Ato Adicional, logo, dissolve o projeto federalista implementada por Pe. Feijó.

    Sem dúvidas, a retirada de liberdade/autonomia das províncias geraria tal insatisfação.

    Na província do Grão-Pará, ocorreu a cabanagem, população pobre, ribeirinha, vivia em condições precárias, sem atenção social, por parte do governo, em virtude da localização geográfica e sem atividades em destaques.

    LETRA E

    APMBB

  • O Período Regencial foi o período entre a abdicação de D. Pedro I, em 1831, até a Declaração da Maioridade de D. Pedro II, em 1840. O Brasil foi governado por regentes que utilizavam de todos os artifícios necessários para manter a unidade do Império. O período da regência foi marcado por uma intensa movimentação política e diferentes revoltas. Os regentes governavam através da força e da opressão. E, para a população mais pobre faltavam recursos básicos. A crise econômica e falta de liberdade faziam parte do contexto em comum a todas as revoltas regenciais. 

    As revoltas mais conhecidas foram: Revolta dos Malês, Sabinada, Balaiada, Farroupilha e a Cabanagem. A Cabanagem foi uma Revolta regencial ocorrida na Província do Grão Pará, entre os anos de 1835 e 1840. Os seus participantes eram negros e índios. O objetivo da revolta era melhorar a vida dos pobres. Além disso, desejavam o fim do domínio político dos latifundiários. Conquistaram a capital Belém e declararam a independência do Pará. Foram derrotados, em 1840, sendo perseguidos e mortos.

    O período regencial é , ainda mal interpretado como uma época de " problemas" quando, na verdade , é a expressão da revolta das populações despossuídas e alijadas da vida política contra a ação e predomínio das elites. Há que buscar publicações mais recentes, como a Histórias da Gente Brasileira de Mary del Priori e Brasil: Uma Biografia de Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling. Uma das opções apresenta uma afirmativa correta acerca do período 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois as revoltas regenciais estavam relacionadas com o contexto interno do Brasil. De uma forma geral, as revoltas regenciais expressavam o descontentamento da população com as atitudes políticas e econômicas do governo. 

    B) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois as revoltas regenciais estão diretamente conectadas com o descontentamento com a política interna. Há no entanto , na Cabanagem uma certa interferência do governo português assim como na Farroupilha , que reivindicava menos impostos para ter condições de competitividade com o charque uruguaio. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as elites imperiais agiam de forma interventora para preservar os interesses da monarquia, não importando o que fosse necessário ser feito. As reações dos regentes estavam diretamente atreladas à coerção e a força. 

    D) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta, pois o protagonista de revoltas como a Cabanagem foram os negros e os índios, juntamente com a população branca e mestiça mais pobre, lutando contra o domínio da elite dos grandes proprietários de terra. A disputa entre os jesuítas e os governantes estava relacionada ao fato da Igreja não aceitar a escravização dos índios e os negros poderem ser escravizados. 

    E) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois a Cabanagem foi uma revolta regencial que reivindicava melhores condições sociais e econômicas para os mais pobres. Ela foi reprimida com violência e com a morte de cerca de 40% da população paraense. As Revoltas Regenciais evidenciaram, com exceção da Farroupilha, a violência e concentração de renda no processo de formação do Estado Brasileiro. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia). 

    Esse movimento teve como causa a extrema pobreza pela qual a região passava e o abandono político após a . A Guerra dos Cabanos teve participação de diversos setores da sociedade e o nome do movimento tem como referência as habitações dos ribeirinhos que era uma espécie de cabana. 

    Conheça abaixo a história desse movimento, suas causas, principais e líderes e algumas das consequências da Cabanagem. 

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/cabanagem