SóProvas


ID
5063653
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Andradas - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O método de arquivamento onde além da ordem numérica, observa-se a data de produção do documento é o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Numérico cronológico: Método mais indicado para arquivamento de “processos”. É o mais usado em sistemas de protocolo e adotado em repartições públicas, as mais variadas. Numera-se os documentos e não as pastas. Serão arquivados em ordem cronológica e, após, por ordem numérica (data e número). Nesse método, quando se anula um registro, só se aproveita o no se houver coincidência de datas. Cada documento recebe seu próprio no de registro, formando-se um processo único e disposto em rigorosa ordem numérica.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • GABARITO: D.

    Numérico (por Número)

    O método numérico refere-se àquele em que se ordena os documentos por número. Essa espécie de método é subdividida em numérico simples, cronológico e dígito-terminal.

    Numérico cronológico:

    Através do método numérico cronológico os documentos são organizados por data. Esse tipo de método é bastante utilizado – principalmente nos órgãos públicos – para a ordenação de processos. Em suma, ao se trabalhar com a organização por datas (dia, mês ou ano), estar-se-á aplicando o método cro

    Numérico simples:

    O método numérico simples constitui-se na atribuição de um número a cada correspondente ou cliente – pessoa física ou jurídica –, obedecendo à ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordenação alfabética, já que o método exige um índice alfabético remissivo. Em outras palavras, os documentos são numerados quando entram no arquivo ou instituição e, então, são ordenados pelo número que receberam.

    As vantagens de utilização do método numérico simples:

    → É um método de fácil aplicação;

    → Não exige treinamento prévio para sua utilização;

    → A inserção de novos documentos é feita sempre no final do arquivo, o que evita o remanejamento dos documentos que já estão arquivados.