O corpúsculo de Ruffini é um tipo de mecanorreceptor de adaptação lenta que ocorre na pele glabrosa e no tecido subcutâneo dos seres humanos. Pode também dar a percepção do calor, embora não seja classificado como termorreceptor.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele e têm origem neuroectodérmica (na crista neural). São células derivadas da crista neural, que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea), no ouvido interno, no epitélio vaginal, nas meninges, nos ossos e no coração. A melanina, uma vez sintetizada, fica armazenada em organelas especiais chamadas melanossomas que podem ser transportadas para queratinócitos próximos, sendo armazenadas. A melanina, e por extensão, os melanócitos, exercem um papel importante na proteção contra a radiação UV. Os melanócitos também desempenham um papel no sistema imunológico. A proliferação desregulada de melanócitos pode dar origem a um tipo de câncer de pele denominado melanoma.
A camada córnea é a camada mais superficial da pele.
A superfície da derme é, relativamente, plana, com exceção das áreas de dobras cutâneas, submetidas a extensões e contrações.