SóProvas


ID
5065462
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Plano Diretor estabelece políticas e diretrizes para as macrozonas do município:


1. A Macrozona do Ambiente Construído (MAC) tem como diretriz principal a proteção, a manutenção, a recuperação e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais.


2. As áreas de morros, praias e costões descaracterizados pela ação da natureza ou do homem, na Macrozona do Ambiente Construído (MAC) e na Macrozona do Ambiente Natural (MAN), serão objeto de política específica que contemple a recuperação, o reflorestamento, a acessibilidade controlada, a segurança físico- -social e a valorização da paisagem.


3. A Macrozona de Ambiente Natural (MAN) tem como diretriz principal a promoção das vocações sócio-econômicas regulando o adensamento em função de investimentos e parcerias a realizar.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • ART 8 - I - Macrozona do Ambiente Construído - MAC, que compreende as áreas caracterizadas pela predominância do conjunto edificado, definido a partir da diversidade das formas de apropriação e ocupação espacial e cuja finalidade será a de definir, de forma genérica sua característica ocupacional

    II - Macrozona do Ambiente Natural - MAN, que compreende as áreas caracterizadas pela presença significativa da água, como elemento natural definidor do seu caráter, enriquecidas pela presença de maciço vegetal preservado, englobando as ocupações próximas a esses corpos e cursos d`água e cuja finalidade será a de definir de forma genérica suas características de manutenção, recuperação, valorização e de forma restritiva, sua ocupação

  • No contexto da Engenharia Urbana/Urbanismo, as macrozonas consistem em grandes zonas, divididas com base em uma dada característica, visando fundamentar as políticas e ações de desenvolvimento urbano.

     

    A Lei n.º 2686, de 19 de dezembro de 2006, consiste na última revisão do Plano Diretor do Município de Balneário Camboriú. O Art. 92 da Lei n.º 2686/2006 define as macrozonas que constituem o território do Município:

     

    “Art. 92 O território do Município será dividido nas seguintes macrozonas:

     

    I - Macrozona do Ambiente Construído (MAC), que compreende as áreas caracterizadas pela predominância do conjunto edificado, definido a partir da diversidade das formas de apropriação e ocupação espacial e cuja finalidade será a de definir, de forma genérica sua característica ocupacional;

     

    II - Macrozona do Ambiente Natural (MAN), que compreende as áreas caracterizadas pela presença significativa da água, como elemento natural definidor do seu caráter, enriquecidas pela presença de maciço vegetal preservado, englobando as ocupações próximas a esses corpos e cursos d'água e cuja finalidade será a de definir de forma genérica suas características de manutenção, recuperação, valorização e de forma restritiva, sua ocupação.

     

    Art. 93 A Macrozona do Ambiente Construído (MAC) tem como diretriz principal a redução das desigualdades sócio-espaciais e a promoção das vocações socioeconômicas regulando o adensamento em função da infraestrutura instalada e a decorrente de investimentos e parcerias a realizar, mediante a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade, com prioridade para a qualificação e requalificação das áreas precárias.

     

    Art. 94 As áreas de morros, praias e costões descaracterizados pela ação da natureza ou do homem, na Macrozona do Ambiente Construído (MAC) e na Macrozona do Ambiente Natural (MAN), serão objeto de política específica que contemple a recuperação, o reflorestamento, a acessibilidade controlada, a segurança físico-social e a valorização da paisagem.

     

    Art. 95 A Macrozona de Ambiente Natural (MAN) tem como diretriz principal a preservação, a proteção, a manutenção, a recuperação e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais do Município."

     

    Visto isso e analisando as afirmativas separadamente, tem-se que:

     

    - A afirmativa 1 está errada. A principal diretriz da Macrozona do Ambiente Construído (MAC) é a redução das desigualdades sócio-espaciais e a promoção das vocações socioeconômicas regulando o adensamento em função da infraestrutura instalada e a decorrente de investimentos e parcerias. A afirmativa descreve principal diretriz da Macrozona de Ambiental Natural (MAN);

     

    - A afirmativa 2 está correta. Ela consiste no Art. 94 da Lei n.º 2686/2006;

     

    - A afirmativa 3 está errada. A principal diretriz da Macrozona de Ambiente Natural é a preservação, a proteção, a manutenção, a recuperação e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais do Município. A afirmativa descreve a diretriz principal da Macrozona do Ambiente Construído (MAC).

     

    Portanto, apenas a afirmativa 2 está correta. Logo, a alternativa A deve ser assinalada.

     

    Gabarito do professor: letra A.

     

    BRASIL. Lei Ordinária nº 2686, de 19 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a revisão do Plano Diretor do município de Balneário Camboriú. Brasília, 2006.