SóProvas


ID
5067118
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Autobiografia de José Saramago


Nasci numa família de camponeses sem terra, em Azinhaga, uma pequena povoação situada na província do Ribatejo, na margem direita do Rio Almonda, a uns cem quilômetros a nordeste de Lisboa. Meus pais chamavam-se José de Sousa e Maria da Piedade. José de Sousa teria sido também o meu nome se o funcionário do Registro Civil, por sua própria iniciativa, não lhe tivesse acrescentado a alcunha por que a família de meu pai era conhecida na aldeia: Saramago. (Cabe esclarecer que saramago é uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naqueles tempos, em épocas de carência, serviam como alimento na cozinha dos pobres.) Só aos sete anos, quando tive de apresentar na escola primária um documento de identificação, é que se veio a saber que o meu nome completo era José de Sousa Saramago… Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço. Embora tivesse vindo ao mundo no dia 16 de novembro de 1922, os meus documentos oficiais referem que nasci dois dias depois, a 18: foi graças a esta pequena fraude que a família escapou ao pagamento da multa por falta de declaração do nascimento no prazo legal.

No texto, o autor discute o poder que os documentos oficiais exercem sobre a vida das pessoas. Qual fato torna isso evidente?

Alternativas
Comentários
  • ótima professora, ótima explicação!

  • alguém coloca aq a resolução comentada kkk

  • gabarito letra=c

  • Concordo com a professora comentarista do QCONCURSOS gabarito está sem nexo, o correto deveria ser o a letra A pois é lá que demonstra o fato A ENTRADA DO MENINO NA ESCOLA que torna evidente o poder do documento e como mudou a sua vida.

  • Não concordo com a professora, poís a pergunta é:

    No texto, o autor discute o poder que os documentos oficiais exercem sobre a vida das pessoas. Qual fato torna isso evidente?

    (está se referindo sobre a vida das pessoas em geral, não a do narrador em particular)

    Letra C , está correta!

  • O fato que torna evidente o impacto do nome no documento oficial para Saramago foi a entrada na escola, entretanto, o gabarito mostra a letra C como certa.

    Como seria um problema desde o berço se a família só descobriu que o menino tinha sobrenome Saramago quando ele foi ser matriculado? Como esse, desconhecido até então, teria impacto na vida da família?

    Não tem sentido algum.

  • A resposta está no próprio texto :

    Não foi este, porém, o único problema de identidade com que fui fadado no berço.

    O autor deixa claro que o problema foi desde seu nascimento, não importa se a família já tivesse conhecimento ou não. O fato já estava consumado.

    Gabarito: C

  • a sua entrada na escola apenas mostrou a ele o problema que ele receberá desde o berço ("o Saramago")

    mas não retrata o poder que os documentos oficias exercem sobre a vida das pessoas

    A entrada na escola foi a chave

    para destrancar a porta: o problema de identidade originado desde o berço >>> o documento oficial com um registro a mais (Saramago) e com a data de nascimento alterada (18)

    o fato de eu entrar na escola não muda meus documentos nem mostra o poder que eles exercem, já que um dos principais focos do texto é mostrar que Saramago + data alterada foi um problema desde o berço (registro)

  • o enunciado não pede algo que afeta positivamente. Em suma, ele pede algo que explicite o PODER dos documentos na vida pessoal. Em relação ao[ texto, nota-se tal poder na identidade de José, visto que desde o berço sua identidade está sendo moldada por seus documentos (o sobrenome e data de nascimento erradas.

    OBs;comentario de outra plataforma

  • Ao meu ver, tanto a A quanto a D estão corretas sim. A entrada do menino na escola e a isenção de multa foram fatores que tiveram impacto, fizeram parte de sua vida sim, motivado por documentos oficiais. PORÉM como os dois acontecimentos são partes dessa evidência, nenhuma deles responde completamente a pergunta.

    Logo, apenas a alternativa C pode ser a correta, pois ela é mais completa. "O problema de identidade originado desde o berço"abrange os dois acontecimentos.

    GABARITO: C

  • Questão de 2020 lançando o tema da redação do Enem de 2021 HAHA

  • Pessoal, a “a” não faz sentido. O menino não entrou na escola aos 7, ele teve de apresentar o RG aos 7! E outra coisa, isso não foi problema nenhum pra ele: saramago já tinha o documento em mãos, o único constrangimento foi seus colegas saberem seu verdadeiro nome. Esse episódio, isolado, não demonstra m impacto na vida dele. Entretanto, o fato de ter seu nome “trocado” e de terem mudado sua data de nascimento, demonstra um problema de identidade, como dito na “d”! Observe: o real se confunde com o que foi inventado para ele, por terceiros, na hora do seu registro. Espero q eu tenha conseguido ajudá-los!