SóProvas


ID
5067151
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Entre as tentativas de encontrar o melhor ângulo para retirar o terneiro, meu irmão, o guri e seu pai tentavam convencer Jaqueline de que a morte da vaca não seria uma grande perda: “não é a mesma coisa que perder um pai, um avô, que a gente lembra para o resto da vida, fica lá no cemitério”, “bicho é bicho”. Jefferson, o guri, repetia tudo que o pai dizia, mas já afastado, pois havia sido corrido pela mãe.

Jaqueline repete: “pra mim não tem diferença! Os bichos estão tudo na volta. Eles sabem quando eu chego, me conhecem, sabem o meu cheiro. Sou eu que dou comida. Não tem diferença nenhuma!”. O pai tenta concordar sem afrontar os caras, dizendo que as pessoas desenvolvem valor de estima pelos animais.


KOSBY, M. F. Mugido (ou diário de uma doula). Rio de Janeiro: Garupa, 2017.


No fragmento, as reações à perda de um animal refletem concepções fortalecidas pela

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (E)

  • A forma como Jaqueline rebate os argumentos responde a pergunta.

  • Conseguiria responder muito mais rápido se o comando não tivesse colocado "reações" no plural

  • para os que marcaram letra A: a sensibilidade aos animais não se restringe àqueles que estão no campo, o texto foi só um exemplo.
  • Prova de Linguagens do PPL é igual a do ENEM sem ser PPL em termo de dificuldade pelo menos nesse ano de 2021, porque houve diversas questões chatas.

    Resolução :"as reações à perda de um animal refletem concepções fortalecidas pela"

    No caso a principal reação é a de Jaqueline que apresenta empatia pelo animal que morreu diferente de sua família.

    “pra mim não tem diferença! Os bichos estão tudo na volta. Eles sabem quando eu chego, me conhecem, sabem o meu cheiro. Sou eu que dou comida. Não tem diferença nenhuma!”

    GABARITO:E empatia gerada pela interseção entre o homem e seu ambiente

    INSTAGRAM:@aspiradedeu

  • Eu teria marcado a E se no comando estivesse apenas "reação" - entenderia que a principal do texto foi a da Jaqueline. Mas a partir do momento que vi "reações", entendi no geral, como apenas a Jaqueline havia reagido mal, compreendi que o enunciado estava se referindo ao pai e ao irmão.