SóProvas


ID
5067163
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Álvaro, me adiciona


   “Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.” Espanta que Álvaro de Campos tenha dito isso antes do advento das redes sociais. O heterônimo parece estar falando da minha timeline: “Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?”.

   Humblebrag é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta. Em vez de simplesmente gabar-se: “Ganhei um prêmio de melhor ator no Festival de Gramado”, você diz: “O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator.”

   Atenção: se todo post é vaidoso, toda coluna também. Percebam o uso de palavras em inglês, a citação a Fernando Pessoa. Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. “Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?”. Não, Álvaro. Me adiciona.


DUVIVIER, G. Caviar é uma ova. São Paulo: Cia. das Letras, 2016 (adaptado).

O texto traz uma crítica ao uso que as pessoas fazem da linguagem nas redes sociais. Qual passagem exemplifica linguisticamente essa crítica?

Alternativas
Comentários
  • alguém pode me explicar essa questão?

  • Pelo que compreendi do texto, ele faz uma crítica aos perfeccionismos existentes nas mídias sociais. Então, inicia o texto com uma citação de Fernando Pessoa para exemplificar e desenvolver sua opinião. A alternativa B é a síntese do texto.

  • A alternativa "A" não está errada, pois também mostra a ironia de um ambiente perfeito da Internet- pessoas que não tomam porrada-.

  • OBS: Álvaro de Campos = heterônimo de Fernando Pessoa, poeta e pensador português do século XX citado frequentemente pelo autor.

    O texto traz uma crítica ao uso que as pessoas fazem da linguagem nas redes sociais. Qual passagem exemplifica linguisticamente essa crítica?

    EXPLICAÇÃO DO ENUNCIADO: A alternativa correta deve ser aquela em que traga um trecho específico do autor do texto, além do mais, ela deve ser puramente crítica e direta sobre o tema mencionado.

    A) ‘Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo’.” - ERRADA: esse trecho não se remete ao autor do texto, mas sim a Álvaro Campos.

    B) “O heterônimo parece estar falando da minha timeline: ‘Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no

    mundo?". - CORRETA: o trecho é uma crítica pura e direta do autor sobre o tema.

    C)Humblebrag é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta.” - ERRADA: aqui há uma explicação do autor sobre uma palavra relevante à crítica feita no texto, porém, esse não é o foco do enunciado.

    D) ‘O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator’.” - ERRADA: aqui há uma exemplo prático do significado da palavra "Humblebrag" , logo, não remete diretamente a sua crítica, apesar de fazer parte dela.

    E) “Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. ‘Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?’. Não, Álvaro. Me adiciona.” ERRADA: mais uma citação de Álvaro Campos e não do autor verdadeiro.

  • Primeiro parágrafo quarto período: O termo timeline é bastante conhecido entre os usuários das redes sociais na internet, como o Facebook, Twitter e Instagram. Trata-se da ordem das publicações feitas nas plataformas sociais online, ajudando o internauta a se orientar, exibindo as últimas atualizações feitas pelos seus amigos.
  • Interpretação no PPL tambem é pegado

  • "Arre''....

  • Há uma diferença entre a crítica do autor e aquilo que ele critica...

    O que ele critica é justamente o "gabar-se de forma humilde".

    Porém, a questão não está pedindo o trecho que exemplifique O QUE ele critica, mas pede a passagem que exemplifique seu repúdio à temática do texto.

    "Qual passagem exemplifica linguisticamente essa crítica?"

    No texto, a passagem em que ele demonstra sua aversão a esse tipo de comportamento é em:

    "O heterônimo parece estar falando da minha timeline: ‘Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?".

  • Questão para valorizar o TRI.