SóProvas


ID
5067166
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um dos aspectos essenciais da mídia virtual é a centralidade da escrita, pois a tecnologia digital depende totalmente da escrita. Assim, nesta era eletrônica não se pode mais postular como propriedade típica da escrita a relação assíncrona, caracterizada pela defasagem temporal entre produção e recepção, pois os bate-papos virtuais são síncronos, ou seja, realizados em tempo real e essencialmente escritos. Assim, se com o telefonema tornou-se um dia impossível continuar postulando a copresença física dos interlocutores como característica exclusiva da oralidade, já que era possível interagir oralmente estando em espaços diversos, hoje se retira dela também a concomitância temporal.

MARCUSCHI, L. A. Disponível em: http://www.progesp.ufba.br. Acesso em: 9 jul. 2012.

O trecho discute algumas mudanças que surgiram com os avanços das tecnologias de comunicação e informação, fazendo uma comparação entre o telefonema e os bate-papos virtuais. Ao comparar esses dois meios de comunicação, constata-se que

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    "hoje se retira dela também a concomitância temporal."

    Assim como retirou-se a necessidade de estar em um mesmo local para falar com uma pessoa no telefone, retira-se do bate papo virtual a necessidade de ocorrer em tempo real, "ao mesmo tempo".

  • Errei essa questão pela falta de atenção a palavra "concomitância", a qual significa uma existência simultânea.

  • Acho(sem muita certeza) que li algo sobre isso em Bauman, como os telefones e salas de bate-papo eliminam a questão de espaço e tempo como "desculpa" para fazer ou deixar de fazer algo. Enfim, foi pensando nisso que respondi certo.

  • O texto direciona você para a parte final, pedindo para o que o texto constata.

    A) Não, porque a oralidade não é mais realizada em tempo real, segundo o texto.

    B) ERRADA, porque o bate-papo é essencialmente escrito.

    C)ERRADA, porque o telefonema não exige a presença física.

    D) CORRETA, pois a escrita não precisa mais dos interlocutores estarem em tempos distintos e a oralidade não precisa mais os interlocutores estarem presentes para o discurso, podendo ser por distancia, como fala o texto.

  • Alternativa D

    ''Assim, se com o telefonema tornou-se um dia impossível continuar postulando a copresença física dos interlocutores como característica exclusiva da oralidade, já que era possível interagir oralmente estando em espaços diversos, hoje se retira dela também a concomitância temporal.'' (linha 3)