SóProvas


ID
5067181
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

   Hoje, críticas e frustrações dos clientes encontram um canal imediato nas redes, que funcionam como amplificadoras de rápido alcance. O monitoramento constante de tudo que é publicado sobre determinada marca é vital para reagir rapidamente em situações que podem ser prejudiciais à imagem corporativa.
  Uma possibilidade é recorrer a agências que oferecem serviços especializados de estratégias de comunicação. Como esses serviços custam caro, é comum as pequenas e médias empresas apostarem em times internos para realizar o monitoramento.
  Os especialistas alertam: não transforme as redes sociais em um serviço de atendimento ao consumidor. Sempre que possível, tire a conversa do espaço público. Se uma reclamação surgir em sua página, responda rapidamente, lamentando o ocorrido. Em seguida, peça e-mail e telefone de contato e resolva a questão diretamente com o consumidor. Esse tipo de atividade faz com que essa mesma pessoa volte à internet, mas agora para falar bem da empresa.

DATT, F.; RIBEIRO, M. Como manter uma boa reputação on-line?
Pequenas Empresas Grandes Negócios, n. 280, maio 2012.

As novas tecnologias têm alterado a dinâmica entre empresas e consumidores. Essa nova ordem do mercado tem efeitos benéficos para a sociedade, como a

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar essa questão (interrogação)

  • Alguém poderia explicar pfv?

  • Tentarei explicar a minha visão para a questão.

    Enunciado: A nova ordem do mercado (consumidor falando da empresa na internet) tem efeitos benéficos para a sociedade e pede exemplo.

    a) Verdadeiro. Agora a empresa tem a necessidade de vigiar o feedback do consumidor para se responsabilizar de erros cometidos e a resolução dos mesmos.

    b) Falso. Essa nova ordem do mercado não oferece GARANTIA das informações divulgadas na rede, existe somente a divulgação espontânea, sem garantias.

    c) Falso. Isso não é bem um benefício para a sociedade como o enunciado pediu, pois é pautado em interesses pessoais.

    d) Falso. Esse efeito acontece, mas não dá para afirmar que é benéfico para a sociedade. Nem sempre interesses de mercado são para o benefício da coletividade.

    e) Falso. Divulgar informações para atingir a reputação das empresas não é um benefício para a sociedade.

    A única alternativa que oferece claramente um benefício é a alternativa A mesmo.

  • É uma questão que exige certa atenção!

    Vamos começar pela alternativa correta:

    Construção de relações sociais mais responsáveis.

    Para chegar a essa conclusão precisamos entender como era antes, durante e depois.

    ANTES:

    Críticas e frustrações dos clientes encontram um canal imediato nas redes, que funcionam como amplificadoras de rápido alcance.

    DURANTE:

    Se uma reclamação surgir em sua página, responda rapidamente, lamentando o ocorrido. Em seguida, peça e-mail e telefone de contato e resolva a questão diretamente com o consumidor.

    DEPOIS:

    Esse tipo de atividade faz com que essa mesma pessoa volte à internet, mas agora para falar bem da empresa.

    INTERPRETANDO:

    1. Se alguém vai para a internet, frustrado, para criticar algo de uma empresa, significa que em algum momento houve um rompimento de satisfação com a empresa. A relação foi ruim a ponto de fazer alguém ir para rede social.
    2. A empresa, ciente desse fenômeno, mudou seu comportamento a ponto de ir na internet em busca dessas pessoas para não apenas lamentar o ocorrido, mas também para resolver a situação.
    3. Após resolver a situação, a pessoa que estava frustrada e criticando a empresa, volta para a internet para falar bem.

    Consegue perceber uma mudança tanto no comportamento do cliente como no da empresa? Foi uma construção de uma relação: algo estava ruim, mas a empresa tentou consertar o problema e reverteu a situação com o cliente, que passou a elogiar. O "mais responsável" se dá justamente porque é uma relação entre consumidor-empresa. A empresa é responsável pela satisfação e resolução dos problemas do cliente, e ela assumiu esse papel.

    Lembre das empresas que você já tentou resolver um problema, devolver um produto, se queixar da quebra de algo e você simplesmente não obteve retorno nenhum, pelo contrário, tentou de diversas formas resolver e não conseguiu. Essa relação da empresa é socialmente irresponsável, negligente.

  • No comando da questão "Essa nova ordem do mercado tem efeitos benéficos para a sociedade, (...)" logo, alternativas que abordam algo mais pessoal são descartadas de cara (como a C "promoção de relações mercadológicas pautadas em interesses pessoais."). Só procurar a que se encaixa!

  • Questão complicada. Até a professora aqui do QC falou que todas as alternativas são ruins para a resolução da questão

  • Para mim é alternativa C.

    Pois, da sim a entender como benefícios pessoais,até porque a empresa tem seu interesse pessoal em manter a imagem,além do consumidor ter o interesse pessoal de receber como solicitado o produto por meio de relações mercadológicas.

  • Essa questão feita de forma rápida com certeza não ocasionaria no gabarito, pois as alternativas são bem próximas e mais de uma poderia ser a resposta. Mas o item "A" revela o motivo de ser a única correta, pois no texto em nenhum momento é falado que o interesse é mercadológico, o nosso senso comum ao fazer a leitura que faz essa interpretação, mas indo de acordo com o que está no texto, há sim uma busca de construções relacionais mais responsáveis.

  • Também pensei na C mais depois que errei e analisei melhor, o enunciado pede a resposta que contempla a sociedade, a única que faz isso é a letra A

  • Também pensei na C mais depois que errei e analisei melhor, o enunciado pede a resposta que contempla a sociedade, a única que faz isso é a letra A

  • Olhando aqui nas estatísticas, já fiz essa questão 3x em diferentes épocas do ano... até hoje não faz sentido pra mim