-
-
Comando: O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a
O novo público não só passou a conhecer, com também a apreciar a música antes cantada pelos cantores (menos favorecidos socialmente) Claudinho e Bochecha. O que fez essa música "estourar" na voz de Adriana Calcanhotto? Justamente o fato de ela vir de um lar "menos popular" do que os cantores que compuseram a música e a base da MPB.
-
Errei essa questao por falta de atenção, pois, marquei a letra D, entretanto, não necessariamente o fato de ouvir claudinho e bochecha, quer dizer que a mídia influenciou nesse processo, até por que a música brasileira já era estruturada, o comando cita a MPB, mas sim, que as pessoas se indentificam com a parcela específica da sociedade, afinal de contas são de classe popular.
-
Ao falar de um "novo público" com o "hábito de ouvir o que é reconhecido como MPB", o comando da questão nos leva a concluir que a música de Claudinha e Bochecha, para essas pessoas, só é reconhecida como popular brasileira a partir do momento em que é interpretada pela Adriana Calcanhotto. Ao encontro disso, o Texto I nos informa sobre a condição humilde dos compositores da canção, em contrapartida à condição da Adriana de artista consolidada na MPB (informação que não se encontra nos textos, mas que é dedutível da realidade). Ora, por que a música começou a ser apreciada por essas "novas pessoas" então? Porque uma artista legitimada por esse estrato social a regravou.
Gabarito : (A)
Nível de dificuldade: Médio
-
Errei a questão, pois marquei a letra D. Ao mesmo tempo detestei a resposta certa (letra A). Fica parecendo que música para ser legítima necessita tanto de de algum "medalhão" que cante, quanto de uma parcela específica da população (neste caso, apreciadores de MPB) para legitimá-la. Pensamento, ao meu ver, reducionista. A música "Caneta azul" é um grande contra exemplo dessa ideia.
-
A letra D exemplifica de forma correta em todos os aspectos, complicado viu.
-
https://www.youtube.com/watch?v=9vXpRi3K6IE
-
A letra D ,seria a resposta correta
-
A resposta certa deveria ser letra D. Nada a ver, a Adriana Calconhoto não é artista de uma parcela específica da sociedade, quem quiser pode ouvir. Questão embucete demais
-
nossa esse é sacanagem, feita pro cara errar - não é interpretação, não é conteúdo, quem acertou essa foi no chute certeza