SóProvas


ID
5067217
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I


   A dupla Claudinho e Buchecha foi formada por dois amigos de infância que eram vizinhos na comunidade do Salgueiro. Os cantores iniciaram sua carreira artística no início dos anos 1990, cantando em bailes funk de São Gonçalo (RJ), e fizeram muito sucesso com a música Fico assim sem você, em 2002. Buchecha trabalhou por um bom tempo como office boy e Claudinho atuou como peão de obras e vendedor ambulante.


Disponível em: http://dicionariompb.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado).


TEXTO II


   Ouvi a canção Fico assim sem você no rádio e me apaixonei instantaneamente. Quando isso acontece comigo, não posso fazer nada a não ser trazer a música pra perto de mim e então começar a cantar e tocar sem parar, até que ela se torne minha. A canção caiu como uma luva no repertório do disco e eu contava as horas pra poder gravá-la.


CALCANHOTTO, A. Fico assim sem você. Disponível em: www.adrianapartimpim.com.br. Acesso em: 19 abr. 2018 (adaptado).

A letra da canção Fico assim sem você, que circulava em meios populares, veiculada pela grande mídia, começou a integrar o repertório de crianças cujas famílias tinham o hábito de ouvir o que é conhecido como MPB. O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a

Alternativas
Comentários
  • Comando: O novo público que passou a conhecer e apreciar essa música revela a

    O novo público não só passou a conhecer, com também a apreciar a música antes cantada pelos cantores (menos favorecidos socialmente) Claudinho e Bochecha. O que fez essa música "estourar" na voz de Adriana Calcanhotto? Justamente o fato de ela vir de um lar "menos popular" do que os cantores que compuseram a música e a base da MPB.

  • Errei essa questao por falta de atenção, pois, marquei a letra D, entretanto, não necessariamente o fato de ouvir claudinho e bochecha, quer dizer que a mídia influenciou nesse processo, até por que a música brasileira já era estruturada, o comando cita a MPB, mas sim, que as pessoas se indentificam com a parcela específica da sociedade, afinal de contas são de classe popular.

  • Ao falar de um "novo público" com o "hábito de ouvir o que é reconhecido como MPB", o comando da questão nos leva a concluir que a música de Claudinha e Bochecha, para essas pessoas, só é reconhecida como popular brasileira a partir do momento em que é interpretada pela Adriana Calcanhotto. Ao encontro disso, o Texto I nos informa sobre a condição humilde dos compositores da canção, em contrapartida à condição da Adriana de artista consolidada na MPB (informação que não se encontra nos textos, mas que é dedutível da realidade). Ora, por que a música começou a ser apreciada por essas "novas pessoas" então? Porque uma artista legitimada por esse estrato social a regravou.

    Gabarito : (A)

    Nível de dificuldade: Médio

  • Errei a questão, pois marquei a letra D. Ao mesmo tempo detestei a resposta certa (letra A). Fica parecendo que música para ser legítima necessita tanto de de algum "medalhão" que cante, quanto de uma parcela específica da população (neste caso, apreciadores de MPB) para legitimá-la. Pensamento, ao meu ver, reducionista. A música "Caneta azul" é um grande contra exemplo dessa ideia.

  • A letra D exemplifica de forma correta em todos os aspectos, complicado viu.

  • https://www.youtube.com/watch?v=9vXpRi3K6IE

  • A letra D ,seria a resposta correta

  • A resposta certa deveria ser letra D. Nada a ver, a Adriana Calconhoto não é artista de uma parcela específica da sociedade, quem quiser pode ouvir. Questão embucete demais

  • nossa esse é sacanagem, feita pro cara errar - não é interpretação, não é conteúdo, quem acertou essa foi no chute certeza