SóProvas


ID
5067226
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Tu é um termo que não figura muito bem nos desenvolvimentos modernos e contemporâneos da ética e da política. Com efeito, muitos movimentos revolucionários (que variam do comunismo tradicional ao feminismo da irmandade) parecem compartilhar de um código linguístico curioso baseado na moral intrínseca dos pronomes. O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista, o eu é impróprio, e o tu é, obviamente, supérfluo.

CAVARERO, A. Relating Narratives apud BUTLER, J. Relatar a si mesmo.
Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (adaptado).

Um dos principais problemas morais da contemporaneidade, conforme mencionado no texto, reside na dificuldade em

Alternativas
Comentários
  • Alteridade se diz respeito ao outro (tu) e não necessariamente ao próprio grupo.

    gabarito: letra D

  • Eu não entendi nada, juro kkkkk

  • O que o autor está apontando é para a dificuldade que se encontra em movimentos revolucionários em reconhecer o outro (tu). O valor coletivo se impõe sobre a individualidade imprópria que trata a alteridade singular (tu) como supérfluo.

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • "A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva. A alteridade é o reconhecimento e o respeito das diferenças entre as pessoas."

    "O nós é sempre positivo, o vós é um aliado possível, o eles tem o rosto de um antagonista..."

    Ou seja, os indivíduos sempre verão as pessoas que discordam de seus ideais como "antagonistas", sendo sua opinião a única correta e todo mundo que pensar o contrário estará errado. O enunciado dá exemplo do comunismo e o feminismo, que ambos quando de forma radical, pode-se notar essa "rivalidade" e "dificuldade em reconhecer a alteridade singular".

    Alternativa D

  • Lembrem, os portugueses não respeitaram a alteridade dos povos indígenas que já viviam no Brasil, quando eles chegaram aqui.....isso faz lembrar o significado do termo.

  • pessoal, é FUNDAMENTAL entender o conceito de alteiridade - que já caiu em diversas questões e certamente vai continuar caindo. geralmente a alternativa que possui essa palavra é a correta.

  • Pq não pode ser construir diálogo coletivo?

  • Discordo do gabarito e peço desculpas aos demais colegas e suas explicações, pois não entendi nenhuma delas.

    Aproveitando o adendo estes tipos de questões tem uma margem elevada de subjetividade. Ademais, ainda que seja procurado o significado da palavra "Alteridade" em seu sentido denotativo (dicionário), somente ela não dá margem para responder a aludida questão haja vista que o trecho está utilizando de linguagem metafórica o que induz procurar o sentido da palavra de acordo com o contexto em que ela é apresentada.

    Em outras palavras é o tipo de questão que pode ter a resposta que o examinador quiser.

  • Acertei a questão por lembra do que a Débora Aladim disse em uma das suas aulas sobre alteridade. Mas, sinceramente essa é uma questão que podia sim ter mais de uma questão certa. Ela dá margens para isso, já que o texto deixa aberto outras possibilidades.

  • Eu interpretei como "eu" tenho minha própria identidade separadamente, e "tu" também tem uma própria, mas a anulação de nossas individualidades/alteridades ocorre em razão do constante uso do coletivo para designar um movimento. Por exemplo, num movimento x, nem todos as pessoas desse movimento concordam entre si, pois cada um tem sua singularidade, mas nos movimentos contemporâneos isso não é levado em conta.

  • Projeto Enem com correção de Redação -2021

    ✅ Notas de acordo com cada competência .

    ✅ Detalhamento do que pode ser melhorado em cada parágrafo .

    ✅ Dicas sobre o que deve estudar.

    Pacotes:

    1 redação: R$8,00

    2 redações: R$10,00

    Whatsapp para contato

    21985748011

    Professora Ana Paula

  • Eu acho que, ao afirmar que o "nós é sempre positivo e o vós é um aliado possível", ele se refere ao diálogo coletivo, por isso não poderia ser a A. Os pronomes singulares (eu, tu), são impróprio e supérfluo, respectivamente, o que indicaria uma dificuldade de reconhecer a alteridade singular, ou seja, a identidade do próprio sujeito e não do grupo inteiro.

  • O contrário de ego é alteridade.

    O título do livro faz menção ao Ego (Relatar a si mesmo), logo, a dificuldade só poderia estar relacionada a alteridade, ou seja, pensar no outro.

  • Droga! Marquei C por não saber o que significa alteridade. Mesmo assim, eu poderia reconhecer a letra D como certa pela palavra "singular", pois EU e TU estam no singular, porém eles não. Dai fiquei em dúvida.