SóProvas


ID
5067241
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Por força da industrialização da cultura, desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto.


ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento:

fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.


A crítica ao tipo de criação mencionada no texto teve como alvo, no campo da arte, a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    "adivinhar o desenvolvimento do tema" e "ouvido treinado" indicam que existe uma padronização, uma repetição de técnicas de composição

  • Saber como um filme já termina ou adivinhar o tema da música é um sinal de padronização presente nas composições artísticas. Essa é a crítica que Horkheimer quis trazer nesse trecho.

  • Adorno e Horkheimer foram representantes da famosa Escola de Frankfurt e desenvolveram uma profunda crítica daquilo que eles chamaram de "indústria cultural", uma padronização das técnicas de composição de obras culturais que tornavam todas iguais com o objetivo de alcançar o maior número de consumidores.

    Gabarito do professor: Alternativa C.
  • Não que necessitasse para a resolução da questão, mas para Mark Horkheimer (1895 - 1973) e Theodor Adorno (1906 - 1969), sociólogos da Escola de Frankfurt, a cultura de massa é um fator de alienação das sociedades. Por isso a crítica, no excerto, à repetibilidade no fazer artístico.

  • É só a gente observar esses ''hits de verão'', existe um certo padrão em todas as músicas, mudando as vezes só um refrão. Fui por essa lógica e acertei.

  • Prestem atenção à fonte do texto: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M.

    Ambos são filósofos da Escola de Frankfurt e focaram seus estudos no conceito de Indústria Cultural, analisando a produção massificada da arte, da padronização dos filmes ("desde o começo do filme já se sabe como ele termina"), da música ("ouvido treinado"), da perda da singularidade das produções artísticas.