SóProvas


ID
5067259
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na primeira meditação, eu exponho as razões pelas quais nós podemos duvidar de todas as coisas e, particularmente das coisas materiais, pelo menos enquanto não tivermos outros fundamentos nas ciências além dos que tivemos até o presente. Na segunda meditação, o espírito reconhece entretanto que é absolutamente impossível que ele mesmo, o espírito, não exista.

DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).

O instrumento intelectual empregado por Descartes para analisar os seus próprios pensamentos tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Descartes advogou pela dúvida enquanto método investigativo. O pensador se preocupava em estabelecer um ponto seguro para o conhecimento partindo do princípio da dúvida e estabelecendo um método investigativo que se organizava a partir de partes menores para só assim aumentar a complexidade até atingir e reconhecer o todo. A máxima de Descartes, "penso, logo, existo" representa o que seria identificado como um ponto de partida seguro para o conhecimento, a auto afirmação de existência do próprio espírito.

    Gabarito do professor: Alternativa A.
  • (A) identificar um ponto de partida para a consolidação de um conhecimento seguro

  • René Descartes está relacionado à filosofia Racionalista ( AQUELA DO ''PENSO LOGO EXISTO"), que teoricamente buscaria o Conhecimento verdadeiro por meio da dúvida metódica - método cientifico que se baseia na aplicação de perguntas constantes acerca da veracidade de um conhecimento, até atingir um estagio em que esse conhecimento não pode mais ser questionado, TORNA-SE UMA VERDADE ABSOLUTA. Assim, a base para tal estudo foi a conclusão de que a razão/ espirito em si já é uma verdade absoluta, ou seja, quando eu penso eu sei que estou pensando e não há mais espaço para duvida nessa conclusão, por isso PENSO LOGO EXISTO - " cogito, ergo sum".

  • "cogito, ergo sum" = "penso, logo existo"

  • Pq não pode ser a E?
  • Descartes sempre começava com a dúvida de todas as coisas, para só então tentar construir um conhecimento a base da verdade.

  • https://youtu.be/ynssvp_xHZc