SóProvas


ID
5067301
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil, após a eclosão da Bossa Nova, no fim dos anos 1950 — quando efetivamente a canção popular começou a ser objeto de debate e análise por parte das elites culturais — desenvolveram-se duas principais vertentes interpretativas da nossa música: a vertente da tradição e a vertente da modernidade, dualismo que não surgiu nesta época e nem se restringe ao tema da produção musical. Desde pelo menos 1922, a tensão entre “tradicional” e “moderno” ocupa o centro do debate político-cultural no país, refletindo o dilema de uma elite em busca da identidade brasileira.

ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não.
Rio de Janeiro: Record, 2013.

A manifestação cultural que, a partir da década de 1960, pretendeu sintetizar o dualismo apresentado no texto foi:

Alternativas
Comentários
  • O escritor Paulo Cesar Araújo é professor de ensino fundamental. E, se perguntava por qual motivo as letras de músicas brasileiras presentes nos livros didáticos ignoravam uma parcela de compositores com os quais a maior parte da população brasileira se identifica. As músicas apresentadas em livros didáticos representam apenas os grupos de elite. 
    O livro “Eu não sou cachorro não" faz uma revisão da literatura através de entrevistas, relações sobre música e apresentação de adjetivos e preconceitos sobre determinados tipos de música , na época dor regime militar. As músicas entendidas como de vertente tradicional eram aquelas que não apresentavam uma visão mais nacionalista. 
    A Bossa Nova pode ser encarada como integrante desse grupo, pois ela seria um símbolo da classe média em ascensão que fazia uma interpretação jazzista do samba. Aquelas pertencentes à vertente da modernidade eram as que tinham elementos de protesto contra a ditadura militar, com sonoridades latinas e até mesmo com alguns elementos folclóricos, como algumas músicas de Milton Nascimento. 
    Esta é uma dualidade presente nas músicas da época – modernidade / tradição. Particularmente em um movimento musical indicado em uma das alternativas. 
    A) INCORRETA - A Jovem Guarda é considerada escapista por não tratar de assuntos pertinentes ao contexto da ditadura militar e por ser profundamente influenciada pelo rock. 
    B) INCORRETA – O Samba Canção é um gênero musical que foi influenciado pelas baladas americanas e pelo bolero mexicano. 
    C) CORRETA – A Tropicália apresenta uma intersecção entre a vertente tradicional e a moderna, uma vez que apresenta músicas com características escapistas e outras engajadas com o contexto político da época. 
    D) INCORRETA – O termo “Brega" é um termo plural e não representa propriamente um estilo musical, mas sim um juízo de valor. 
    E) INCORRETA – Segundo Paulo Cesar Araújo, as canções populares não se enquadravam nem nas vertentes tradicionais e nem nas vertentes modernas da historiografia da música. 
    Gabarito da professora: Alternativa C.
  •  A Tropicália apresenta uma intersecção entre a vertente tradicional e a moderna, uma vez que apresenta músicas com características escapistas e outras engajadas com o contexto político da época. 

  • A) INCORRETA - A Jovem Guarda é considerada escapista por não tratar de assuntos pertinentes ao contexto da ditadura militar e por ser profundamente influenciada pelo rock.  B) INCORRETA – O Samba Canção é um gênero musical que foi influenciado pelas baladas americanas e pelo bolero mexicano.  C) CORRETA – A Tropicália apresenta uma intersecção entre a vertente tradicional e a moderna, uma vez que apresenta músicas com características escapistas e outras engajadas com o contexto político da época.  D) INCORRETA – O termo “Brega" é um termo plural e não representa propriamente um estilo musical, mas sim um juízo de valor.  E) INCORRETA – Segundo Paulo Cesar Araújo, as canções populares não se enquadravam nem nas vertentes tradicionais e nem nas vertentes modernas da historiografia da música.  Gabarito da professora: Alternativa C.