SóProvas


ID
5067310
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No início do século XVI, as relíquias continuavam protegendo edifícios e cidades, promovendo curas milagrosas, sendo levadas em solenes procissões pelas ruas, sacralizando altares de igrejas por toda a Europa, em uma notável continuidade em relação ao papel que haviam desempenhado havia mais de mil anos no continente. Mas, em meados daquele século, essa situação tinha se transformado. O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes, que pregavam uma igreja invisível.

CYMBALISTA, R. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna. Anais do Museu Paulista, n. 2, jul.-dez. 2006.

A nova abordagem sobre a prática indicada no texto fundamentava-se no(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    As relíquias, no contexto da Idade Média, funcionavam como objetos mediadores, os quais permitiam a comunicação entre os humanos e o divino. Só que, com a chegada do protestantismo, essas relíquias foram repudiadas e pararam de ser cultuadas.

  • A Igreja Católica mantém , até os dias atuais , o uso e culto de relíquias. As relíquias são restos mortais do santo ou beato ou o seu próprio corpo, ossos, tecidos manchados de sangue ou até mesmo fios de cabelo. Os objetos pessoais utilizados pelos santos, como livros, roupas, acessórios e outros são qualificados como segunda classe, já os tecidos que tocaram o seu corpo após a sua morte ou em seu tumulo podem ser consideradas relíquias de terceira classe. 
    No século VIII foi determinado no Concilio de Niceia que as relíquias devem ser respeitadas não pelo objeto em si, mas pela relação que esse objeto possui com o santo. O foco no uso da relíquia não está somente vinculado aos milagres realizados pelos santos, mas também aos sinais da santidade de Deus presentes nestes milagres que será a salvação daqueles que creem. 
    No período medieval havia a prática de simonia, que era a venda ilícita de coisas espirituais como as indulgências e as relíquias. O culto às relíquias tornou-se não só um símbolo de magia e superstição, mas também um sinônimo de status social. Quem pagasse poderia exercer a sua fé e quem não o fizesse estaria impossibilitado. Tal comércio deturpou o uso das relíquias e a fé cristã e foi um dos fatores que motivou Martinho Lutero a escrever as 95 Teses de Wittenberg , mola propulsora da Reforma Protestante. A Igreja Católica se posicionou e desde então o Papa precisa aprovar a exposição de relíquias e a sua venda é proibida. 

    O conhecimento sobre as Reformas Protestante e Católica do século XVI é a base para a resposta da questão. É tema clássico no conteúdo de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Os manuais escolares apresentam informações adequadas sobre o tema. A pergunta versa sobre o elemento que demonstra a modificação acerca da questão de relíquias que está dada no trecho. Por conseguinte, a interpretação de texto é fundamental.
    A) CORRETA - A Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero apregoa que não há a necessidade de intermediários entre o ser humano e Deus. O sacerdócio é universal, a salvação é individual e se dará através da fé. 
    B) INCORRETA – O ascetismo é uma prática de refreamento dos prazeres mundanos com o objetivo de se desenvolver espiritualmente. Max Weber categoriza o ascetismo monástico como extraordinário , que é quando as pessoas se retiram do mundo, como monges e ermitões. O celibato, por exemplo, que é uma forma de ascetismo monástico, foi implantado no século XII pela Igreja Católica Romana. 
    C) INCORRETA – Proselitismo religioso é uma ação para a conversão de pessoas a determinada religião. As Igrejas Católicas ou Protestantes possuem um trabalho ativo de busca para a conversão através da evangelização para expandir a crença na fé. 
    D) INCORRETA – O sacramento é cada um dos ritos instituídos por Jesus Cristo. A Igreja Católica de acordo com a sua intepretação possui sete sacramentos, sendo eles: batismo, confirmação, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio. As confissões reformadas, por sua vez, aceitam somente o batismo e a eucaristia. 
    E) INCORRETA – O preceito religioso diz respeito a um mandamento religioso e está diretamente atrelado a sua doutrina. Podem também ser normas do que deve ser feito ou não e do que pode ser aconselhado. 
    Gabarito da  professora: Letra A.
  • ICONOCLÁSTIA = não apoiavam o culto a objetos (Bizantinos)

  • Uma grande diferença entre protestantes e católicos (não só católicos, mas para ficar mais simples de entender): o culto a imagens.

  • A única alternativa que a resposta tá no texto é A. A única.

  • Gabarito A

    No início do século XVI, as relíquias continuavam protegendo edifícios e cidades, promovendo curas milagrosas, sendo levadas em solenes procissões pelas ruas, sacralizando altares de igrejas por toda a Europa, em uma notável continuidade em relação ao papel que haviam desempenhado havia mais de mil anos no continente. Mas, em meados daquele século, essa situação tinha se transformado. O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes, que pregavam uma igreja invisível.

    Pra começar, o ENEM desde sua concepção é uma prova intersecsional entre as ciências, suas interpretações e instrumentalização, portanto leitura é como se resolve boa parte das questões do ENEM. Conhecimento puro não resolve questão no ENEM, talvez funcione para outros vestibulares.

    A Reforma Protestante teve início em 1517, na Saxônia (atualmente Alemanha) quando Lutero enviou suas Noventa e Cinco Teses sobre o Poder e a Eficiência das Indulgências ao Arcebispo Mainz. As teses debatiam e criticavam a Igreja (com I maiúsculo trata-se da instituição e não do prédio) e o papado. Entre os pontos centrais das críticas estavam a venda de indulgências, a doutrina do purgatório e a autoridade do Papa.

    Os reformadores fizeram uso da Imprensa (prensa de tipos móveis), recentemente inventada na Europa por Guttemberg (1455). Paralelamente na Suíça Huldrych Zwingli começou a liderar um movimento ainda mais radical conhecido como Anabatismo. A Reforma Protestante acabou por se tornar o triunfo da imprensa e da alfabetização (pelo menos para os protestantes), pois essas ideias eram propagadas entre os letrados.

    Em 1518 as Noventa e Cinco Teses sobre o Poder e a Eficiência das Indulgências é considerada heresia notória e em 1521 Lutero é finalmente excomungado. Como consequência foi exilado no Castelo de Wartburg, mas ganhou apoio do clero soxônico e de parte da nobreza saxônica. Autoridades de outras regiões do Sacro Império Romano-Germânico assassinaram e expulsaram sacerdotes católicos das igrejas e substituiram-nos por religiosos de formação luterana.

    Esses acontecimentos ajudaram a alimentar a Guerra dos Camponeses no Sacro Império (1524-25), mas não foi a única razão. Na Inglaterra os acontecimentos se darão de forma muito distinta. As intrigas palacianas motivaram a Reforma Protestante promovidas por Enrique VIII. Enquanto nos Países Baixos e na Escandinávia tratou-se de um movimento popular inspirado no que ocorreu no Sacro Império, mas promovido pela baixa burguesia e infiltrando-se até a alta burguesia. Na Inglaterra essas intrigas dão origem ao Anglicanismo, enquanto na Escandinávia e Países Baixos calvinismo predominou como força reformadora.

  • Alternativa: A

    As novas ideias religiosas e rituais que surgiam com a Reforma Protestante modificaram a forma como os cristãos lidavam com a fé. Um exemplo do texto é a redução dos símbolos religiosos, que eram fortes no catolicismo, mas acabaram perdendo espaço no protestantismo como objetos mediadores.

    Nível de dificuldade: Difícil

  • "No início do século XVI, as relíquias continuavam protegendo edifícios e cidades, promovendo curas milagrosas"

    As relíquias pode ser interpretado, como, santos. Se você perceber o texto fala das procissões, e no final do texto ele diz "O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes"

    Logo isso nos induz a marca a letra A

  • a velha treta entre catolicos e protestantes

  • A nova abordagem sobre a prática indicada no texto fundamentava-se no(a): O culto às relíquias foi fortemente repudiado pelos reformadores protestantes, que pregavam uma igreja invisível.

    Alternativa A: abandono de objetos mediadores.

    Pra quem quer ter mais embasamento bíblico pela ótica "protestante" com base na própria bíblia: https://www.blogtvwebsertao.com.br/2015/07/o-que-biblia-diz-sobre-imagens-de.html